Rótula será construída na entrada ao distrito de Ribeirão Pequeno na BR-101. Rua Paulo Carneiro deverá receber asfalto.
O diretor regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, Avani Aguiar de Sá, esteve na sessão da Câmara de Vereadores de Laguna respondendo as perguntas da comunidade e dos parlamentares sobre o andamento da obra da duplicação da BR101.
Nas últimas semanas, os trabalhos estão concentrados na região do Bananal, Cabeçuda e entrada da cidade. De acordo com o diretor a intenção é aliviar as filas e oferecer maior fluxo para os veículos. No trevo de acesso ao município está sendo feito um alargamento da pista. No quilômetro de Cabeçuda a pista de desvio já foi concluída, onde os primeiros pilares da ponte iniciaram.
Em direção ao sul, logo após a curva depois da ponte uma rótula será construída. Local de grande movimento, acesso ao Distrito de Ribeirão Pequeno com oito comunidades terá este acesso enquanto a obra da ponte Anita Garibaldi não for finalizada. Nesta mesma região onde a ponte será ligada a pista duplicada da BR 101. “Nosso objetivo agora é concluir o máximo de pistas duplicadas até a região do Bananal para aliviar as filas, passando de 22 quilômetros de pista simples para apenas oito”, disse ele.
Nesta região, nas próximas semanas o fluxo de veículos passará para o lado esquerdo (sentido sul/norte) para rebaixar a pista. A intenção do DNIT é concluir até janeiro.
No dia 12 de dezembro será realizada a licitação da travessia urbana. Com a obra de acesso sul de Laguna, que será do modelo de Capivari de Baixo. A entrada de acesso norte (na entrada da Barbacena) também será licitado.
A rua Paulo Carneiro, no bairro Cabeçuda, será asfaltada como rota alternativa a SC- 436 e o trânsito local. Na localidade de Barranceira até Caputera também receberá pavimentação.
Acesso a comunidade de Cabeçuda para quem está trafegando pela BR 101 será pelo acesso norte, pela rua Paulo Carneiro e Bananal, onde poderá ser usada antiga rodovia e ponte como acesso local.
Sobre a ponte Anita Garibaldi, Avani de Sá, comentou que segunda o consórcio as obras estão previstas para encerrar em dezembro de 2014. “Os trabalhos estão em andamento conforme o esperado”, disse ele.