Estrutura da folia
O bloco Skentai, Rosa e Pangaré terão sua concentração na praça Francisco Pinho (Praia do Iró/entrada do Mar Grosso) e seguem pela orla. No final da avenida Beira-Mar será erguido o palco de shows. Antes, o folião irá passar pelo circuito do trio, camarotes e o bolsão do carro de som. Bares padronizados serão erguidos ao longo da avenida.
Na sexta-feira, dia 8, o Bloco Skentai vai começar sua concentração, ás 21h. A saída do bloco para a avenida Beira-Mar inicia ás 2h.
No sábado, o Bloco Rosa vai sacudir a avenida, a partir das 17h. No domingo, o Bloco da Pracinha, no bairro Magalhães, também deverá sair no mesmo horário. Com percurso da Praça Souza França, avenida Getúlio Vargas, Monumento do Trabalhador e entrar na rua São Joaquim (rua do Molhes) e seguir até a praça Francisco Pinho (Iró).
Na segunda-feira, o bloco Pangaré sai da praça Francisco Pinho e segue até o final do Circuito da Alegria.
Na Praça do Vila estarão concentrados os responsáveis pela segurança e saúde. No entorno da praça será efetuada a delegacia móvel, polícia militar, conselho tutelar e outros.
Mais segurança
Na folia de 2013, 300 seguranças serão contratados. Os banheiros químicos serão 250. Um espaço definido para bares. A fiscalização irá trabalhar 24 horas, em ações conjuntas com a vigilância sanitária, fiscais de obras, serviços públicos e tributos.
Limpeza
Equipe de limpeza terá duas frentes. Uma após a passagem do trio, e outra ás 4h, ao fim da festa. A expectativa é não deixar acumular o lixo. O planejamento da limpeza já foi entregue ao secretário de Obras, Orlando Rodriguês.
Adesivo para os moradores na orla
O trânsito de veículos nos dias da folia não será permitido na avenida Beira-Mar. Exclusivamente para pedestre. Os moradores irão receber dois adesivos por apartamento, onde irá autorizar a passagem dos veículos na margem direita. “Caso o morador persista em estacionar, a conta e risco é dele”, diz.
A partir das 16h, exceto na sexta-feira, a concentração dos blocos inicia. “Retire seu carro da rua e coloque nas ruas transversais. São 18 ruas, apenas 4 proibidas para estacionamento, com via livre para emergência ligando avenida a orla. As ruas largas terão estacionamento nos dois sentidos. As ruas estreitas serão colocadas placas de proibido estacionar.
A Secretaria de Turismo na próxima semana deverá estipular como será o cadastramento dos moradores.
A Polícia Militar está aumentando em mais 50 soldados no efetivo para ajudar na fiscalização.
Outra preocupação são os pequenos blocos que realizam o trajeto atrás do trio elétrico, que poderão interromper o trânsito de veículos nas proximidades da Praça do Iró. O secretário já adiantou que a Polícia Militar deverá encontrar uma medida que será comunicado nos próximos dias.
Mais informações no (48) 3646-2542 (Secretaria de Turismo e Fundação Lagunense de Cultura – ao lado da Fonte da Carioca, no centro histórico)
Foto: Arquivo Geraldo Gê