Secretários reunidos para discutir o carnaval

Os secretários de Obras, Planejamento Urbano, Turismo e o prefeito Everaldo dos Santos estão realizando reuniões para a organização da folia.

Nesta quarta-feira, dia 9, aconteceu mais um dos encontros. Na pauta a limpeza, proteção das dunas, fiscalização e trânsito.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Daniel Roberge, nos dias da folia, após a passagem do trio elétrico a limpeza será intensificada. As dunas na orla irão receber redes de proteção com telas além de seguranças.

A fiscalização será 24 horas, com o trabalho conjunto dos 19 profissionais, divididos entre a vigilância sanitária, fiscalização de obras, serviços públicos e tributos.

O trânsito na avenida Beira-Mar será fechado nos dias da folia. Autorizado somente para os moradores que serão identificados através de adesivos.

Carnaval na avenida Beira-Mar

A folia em Laguna irá começar dia 7 de fevereiro com o baile das bonecas, tradicionalmente no bairro Magalhães e a festa encerra na terça-feira, dia 12.

O secretário de Turismo João Carlos salientou as mudanças para o carnaval 2013 e principalmente, a troca das avenidas João Pinho e Senador Galotti para a beira-mar, destinada a partir deste ano para a passagens dos trios elétricos e foliões.

Encontros foram realizados entre Governo Municipal, Polícia, Bombeiros, Ministério Público, Associação de Moradores do Mar Grosso, blocos e entidades carnavalescas desde o ano passado. Um termo de responsabilidade foi elaborado e nos próximos dias será assinado entre os órgãos envolvidos.

No documento está estabelecido a segurança ambiental das dunas da região da orla, também das corujas buraqueiras, o serviço de limpeza, fiscalização, locais da delegacia móvel entre outros.

“Nós queremos qualificar o carnaval. A mudança é fundamental para contribuir com a economia do Mar Grosso, bares e restaurantes poderão ficar abertos”, explica o secrétário.
 O bloco Skentai, Rosa e Pangaré terão sua concentração na praça Francisco Pinho (Praia do Iró/entrada do Mar Grosso). No final da avenida Beira-Mar será erguido o palco de shows.
 Antes, o folião irá passar pelo circuito do trio, camarotes e o bolsão do carro de som. Bares padronizados serão erguidos ao longo da avenida.

 Na Praça do Vila estarão concentrados os responsáveis pela segurança e saúde. No entorno da praça será efetuada a delegacia móvel, polícia militar, conselho tutelar e outros.
 

Bloco da Pracinha

O bloco da Pracinha está programado para sair ás 16h do dia 10 de fevereiro. Com percurso da Praça Souza França, avenida Getúlio Vargas, Monumento do Trabalhador e entrar na rua São Joaquim (rua do Molhes).
 

Bolsão do carro de som

 Uma arena, com extensão de 400 metros, será criado o Circuito da Alegria, dentro terá um bolsão de som, com um DJ gerando música numa freqüência FM, originando um único som. “O DJ irá atender o gosto musical dos foliões para fazer uma grande festa”, salienta o secretário. “Fora do espaço destinado ao som automotivo não será permitido”, explica Carlos. Se persistir, a lei será executada.

 O local terá destinação para 80 veículos, que antes serão cadastrados. Após o bolsão do carro de som, terá a arena de show, no final da via, não mais na areia.
 O horário da folia ficou estabelecido entre 16h ás 4h.
 

Moradores da orla
A Associação de Moradores do Mar Grosso irá disponibilizar adesivos para os veículos dos moradores da orla. A intenção é oferecer o deslocamento dos residentes. Não será permitido carros na avenida Beira-Mar.