Centros de assistência social – Cras e Creas – têm novos espaços

A Secretaria de Assistência Social já alugou um novo imóvel para funcionamento do Centro de Referência e Assistência Social – Cras da Barbacena. O espaço fica na estrada geral da comunidade, próximo ao clube do fluminense. O local possui área verde e espaço para trabalhar com idosos, famílias e grupos grandes. “Com estes novos espaços os centros terão uma nova estrutura para atender a comunidade”, disse a secretária Karmensita A.R. Cardoso.

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, funcionará na rua Barão do Rio Branco, nº 25, próximo à Secretaria de Saúde.

De acordo com a secretária, os locais estão sendo adaptados e organizados para entrar em funcionamento, em seguida a efetivação da equipe que atuará nesses programas já na próxima semana.

Saiba mais:

Atualmente, Laguna possui dois Cras, um no Magalhães e outro na Barbacena, e também um Creas. No final do ano passado, o Cras Barbacena e Creas foram fechados e deixaram de funcionar.

O que é o Cras?

O Centro de Referência e Assistência Social desenvolve atividades de acompanhamento integral à família. Oferece oficinas sócio-educativas, de capacitação e geração de renda, palestras, campanhas educativas, reuniões comunitárias, apoio e fortalecimento dos grupos sociais locais. O Cras do Magalhães atende moradores de abragência da Vila Vitória, Ponta das Pedras e rua da balsa.

O que é o Creas?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza um serviço complementar ao Cras. O Cras trabalha a prevenção, enquanto o Creas atende pessoas e famílias que tenham seus direitos violados, como negligência, violência física e sexual contra mulher e criança. Também presta serviço de proteção a pessoa com deficiência e idoso vítima de violência física.

A maioria dos casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar, outros também pela promotoria pública e delegacia de polícia.