Retorno das atividades nos programas sociais do município

O início da nova gestão foi marcado por alguns problemas em relação aos programas sociais de Laguna. O Centro de Referência e Assistência Social – Cras e Centro Especializado de Assistência Social – Creas foram fechados no final da última gestão e a estrutura de móveis foi retirada dos locais.

A atual gestão já alugou dois novos imóveis para o funcionamento do Cras da Barbacena e Creas. O retorno dos serviços oferecidos pelos programas sociais do município depende de um quadro mínimo de servidores para que funcionem normalmente. A posse, realizada na semana passada, de cinco assistentes sociais e dois educadores sociais aprovados em concurso público marca o retorno das atividades oferecidas pelos programas, entre eles o Cras da Vila Vitória, Barbacena, Creas e Fundação Irmã Vera, este responsável pelos grupos organizados de mulheres, terceira idade, Peti e Bem-Querer.

Atualmente, o Cras da Barbacena não está funcionando devido à insuficiência de funcionários. Por isso, segundo a secretária de assistência social, Karmensita Almeida, foi encaminhado para leitura na Câmara de Vereadores o pedido para reestruturação das equipes da assistência social, onde expõe a necessidade de convocar através do concurso público novos psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, assistente administrativo e agentes de proteção social.

Conforme a resolução 269 de 13 de dezembro de 2006, “as equipes de referência são aquelas constituídas por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial (…)”.