Atendimento no Creas e Cras da Vila Vitória

Após a posse de cinco assistentes sociais e dois educadores sociais, aprovados em concurso público, os atendimentos nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas e Centro de Referência e Assistência Social – Cras da Vila Vitória já estão sendo realizados nos dois locais normalmente.

 

O Creas está localizado na rua Barão do Rio Branco, nº 25, próximo à Secretaria de Saúde. O Cras da Vila Vitória continua no mesmo local, no Magalhães. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.


Por enquanto, o Cras da Barbacena continua sem atendimento ao público por falta de funcionários. Por isso, segundo a secretária de assistência social, Karmensita Almeida, será lido, nesta segunda-feira, dia 4, na Câmara de Vereadores o pedido para reestruturação das equipes da assistência social e abertura de novas vagas, onde expõe a necessidade de convocar através do concurso público novos psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, assistente administrativo e agentes de proteção social. O pedido deve ser aprovado em primeira e segunda votação.

O que é o Cras?

O Centro de Referência e Assistência Social desenvolve atividades de acompanhamento integral à família. Oferece oficinas sócio-educativas, de capacitação e geração de renda, palestras, campanhas educativas, reuniões comunitárias, apoio e fortalecimento dos grupos sociais locais.

 

O que é o Creas?

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social realiza um serviço complementar ao Cras. O Cras trabalha a prevenção, enquanto o Creas atende pessoas e famílias que tenham seus direitos violados, como negligência, violência física e sexual contra mulher e criança. Também presta serviço de proteção a pessoa com deficiência e idoso vítima de violência física.

A maioria dos casos são encaminhados pelo Conselho Tutelar, outros também pela promotoria pública e delegacia de polícia.