Laguna é beneficiada pelo PAC das Cidades Históricas. Prefeito viaja a Brasília para conhecer os projetos contemplados

Dos 20 projetos apresentados pela prefeitura de Laguna junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, no governo federal, alguns poderão ser realizados em breve, possivelmente ainda neste ano. A lista de investimentos é orçada em R$ 44.946.655,69.

A boa notícia é que Laguna está entre as cidades beneficiadas agora com o investimento planejado pela União, que dispensará um total de R$ 1 bilhão para 20 estados.

Já os projetos que serão contemplados só serão conhecidos na próxima terça-feira, quando o prefeito Everaldo dos Santos estará em Brasília. Foi convocado pela ministra da cultura, Marta Suplicy, e pela presidenta do Iphan, Jurema Machado.

“A maior torcida é para que consigamos os recursos para o cabeamento do Centro Histórico. Não que as outras obras sejam menos importantes. Pelo contrário. Mas remover aquele monte de fio feio vai dar novos ares para o lugar. O bom mesmo é que aprovassem todos os projetos”, avalia Everaldo.

O PAC das Cidades Históricas disponibilizará verbas para restauração de monumentos e de espaços públicos de sítios tombados. Em Santa Catarina, apenas Laguna e Florianópolis foram contempladas.

A seleção de prioridades por cidade tem como ponto de partida um vasto levantamento realizado pelo Iphan nas cidades históricas, entre 2009 e 2011, a fim de identificar as principais demandas de requalificação de monumentos e de espaços públicos, assim como de promoção e valorização de manifestações e conhecimentos associados ao patrimônio.

Propostas
• R$ 19.807.845,63: Cabeamento subterrâneo no Centro Histórico.
• R$ 1 milhão: Requalificação urbana da rua Raulino Horn e Largo do Rosário.
• R$ 11 milhões: Projeto e execução de obra de alargamento e acessibilidade do acesso e saída da cidade, através da SC-436, avenida Calistrato Salles e Celso Ramos.
• R$ 200 mil: Execução da obra de requalificação do clube União Operária.
• R$ 419 mil: Execução da obra de restauração da Casa de Anita.
• R$ 682.424,37: Execução de obra de restauração da sociedade musical Carlos Gomes.
• R$ 375 mil: Execução da obra de restauração do arquivo público municipal Casa Candemil.
• R$ 1.588.775.51: Execução da obra de restauração do edifício sede da Associação Comercial e Industrial de Laguna.
• R$ 960.211,80: Projetos de restauração e reabilitação da antiga subestação de energia.
• R$ 1.570.563,68: Execução da obra de restauração do edifício da Sociedade Recreativa Clube Congresso.
• R$ 2.885.718.05: Execução da obra de restauração e reabilitação da antiga estação ferroviária e agenciamento do entorno.
• R$ 1.862 milhão Circuito cultural – sinalização e calçamento.
• R$ 200 mil: Pesquisa, inventário, catalogação e criação de banco de dados público informatizado do artesanato tradicional.
• R$ 186.116,65: Pesquisa, inventário, catalogação dos saberes e fazeres da pesca artesanal, inclusive com o auxílio dos botos e seu bioma.
• R$ 27 mil: Pesquisa e coleta de dados históricos e geográficos do município para elaboração de material didático para o ensino básico.
• R$ 333 mil: Elaboração do Plano Diretor para orlas oceânicas e lagunar.
• R$ 266 mil: Produção de material didático sobre história, geografia e artes lagunenses para estudantes do ensino básico (20 mil exemplares).
• R$ 120 mil: Elaboração do cadastro e proposta de restauração e paisagismo para intervenção e conservação do parque Fonte da Carioca.
• R$ 798 mil: Elaboração de programa de capacitação para a qualificação das atividades produtivas tradicionais como a pesca artesanal e artesanato.
• R$ 665 mil: Desenvolvimento de cursos de formação continuada para professores municipais do patrimônio cultural.

Fonte: Jornal Notisul