Plano Municipal de Cultura e restauração do Mercado Público estão entre as principais metas da Fundação Lagunense de Cultura

O início desta gestão foi desafiador para a Fundação Lagunense de Cultura, devido à responsabilidade de organizar, em parceria com a Secretaria de Turismo, a nova proposta do carnaval 2013. A Fundação foi responsável por elaborar os regulamentos e promover, em conjunto com o turismo, reuniões com escolas de samba, blocos e órgãos competentes na área de infraestrutura do carnaval.

Após o carnaval, iniciou-se o planejamento e levantamento de estudos e reuniões para conhecer e compreender toda problemática que existe na área cultural. Neste trimestre realizou ações e desafios nas melhorias de um plano estrutural.

As primeiras ações estão em andamento, como: a elaboração de um plano de trabalho, o cronograma de eventos 2013, levantamento fotográfico e diagnóstico dos museus, elaboração do Plano Municipal de Cultura e material de divulgação da semana cultural.

Além disso, estão sendo realizados encontros com o BNDES sobre o restauro do Mercado Público, plano de manutenção dos prédios históricos e possibilidades de parcerias para o artesanato temático.

A Fundação realizou um treinamento para as equipes de atendimento dos museus, com palestra motivacional e capacitação sobre as atribuições dos museus históricos de Laguna.

Outros projetos e ações em andamento:

• Projetos de qualificação do artesanato local, com a Associação Artes do Mar, Associação Nossa Terra, que integra ações do Plano Municipal de Cultura.

• Reestruturação e resgate histórico do Grupo Folclórico Boi de Mamão

• Apresentações de grupos de teatro na semana cultural

• Plano de Ações de Cidades Históricas, com o Iphan

• Semana Cultural e aniversário da cidade, em parceria com o Sesc

Atribuições da Fundação:

A Fundação Lagunense de Cultura é o órgão que cria e realiza projetos culturais, resgatando as memórias da cultura no Município da Laguna.