Secretaria de Pesca reivindica inclusão de Laguna na redragagem do rio Tubarão

O Governo Municipal, através da Secretaria de Pesca, está solicitando a inclusão de Laguna no projeto e obras da redragagem do rio Tubarão. Os canais na lagoa Santo Antônio, da foz do Rio até proximidades da ponte de Cabeçuda, até os Molhes da Barra, também precisam de dragagem.

O pedido foi feito ao secretário do Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Roberto Bornhausen.

O assunto já é pauta de encontros no município. Uma reunião extraordinária com a participação de diversos órgãos representando o Estado, Município, empresários e pescadores foi realizada para discutir o tema.

“Não pretendemos colocar nenhum tipo de obstáculo com relação ao desassoreamento do rio Tubarão, mas que a lagoa Santo Antônio seja contemplada, pois Laguna sofrerá conseqüências com a obra”, disse o secretário da Pesca e Aquicultura, Aderbal Moreira.

A principal preocupação é com o canal da Barra e sua profundidade após a obra no rio Tubarão. A “boca” da Barra é acesso de entrada e chegada dos barcos pesqueiros ao porto, também de espécies marinhas, que utilizam o canal para chegar nas lagoas da região.