Confer apresenta cronograma de ações
A chuva dos últimos dias, ocasionou uma série de problemas com a obra de saneamento básico no município. O fato provocou uma reunião emergencial entre o presidente da Casan, Dalírio Beber, prefeito Everaldo dos Santos, secretário de Planejamento Urbano, Daniel Roberge, secretário de Obras, Orlando Rodrigues, procurador Victor Baião, secretário de Administração, Luiz Rezende, Ouvidor do Município, Valdir José de Souza, os presidentes da CDL, Samir Ahmad, da Acil, Isaias Medeiros e os vereadores Andrey Pestana, Zezinho, Chico da Barra, Dudu Carneiro, Silva Bombeiro, Renato Reis, Rogério Medeiros, Patrick, Wilsinho e Kleber Rosa.
O grupo visitou os problemas apontados durante a reunião no gabinete do prefeito Everaldo dos Santos, nesta sexta-feira. Eles conheceram de perto as principais reclamações dos moradores dos bairros Mar Grosso, Magalhães, Progresso e Portinho. Antes, eles assistiram um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação detalhando a situação nas ruas dos bairros que ligam o centro histórico ao acesso principal da cidade.
O secretário do Planejamento Urbano, Daniel Roberge, alertou sobre a necessidade da colocação de sinalização nas ruas e desvios por toda a cidade, também com homens orientando o trânsito.
O presidente da Casan, Dalírio Beber, salientou que toda a obra de esgoto é impactante e acarreta problemas. “Obter um grau de satisfação é difícil”.
A fala do presidente foi questionada pelos presentes, que enfatizaram não somos contra a obra, mas sim, o planejamento da mesma e a falta de comunicação com a sociedade.
O presidente da CDL, Samir Ahmad, questionou o início da obra no Centro Histórico. A resposta que recebeu dos técnicos da Confer foi a ausência do mapeamento arqueológico para preparar o cronograma dos trabalhos. Não existe uma data para iniciar o saneamento básico na área central da cidade.
A recuperação da avenida João Pinho, no Mar Grosso, entrou em pauta na reunião com a crítica dos participantes do encontro. “Não pode deixar a avenida como está!”, falou o prefeito.
A empresa Confer informou que tomará providências em relação a recuperação asfáltica.
No relatório apresentado pelo engenheiro Thiago Vieira, da Confer, foram citados: “dos 48 mil metros quadrados de lajotas, encontramos após vistoria que 854 metros quadrados terão que ser revistos. Das 616 tampas de esgoto, 58 precisam ser refeitas”, declarou.
No cronograma de ações a Confer estabeleceu que irá realizar uma varredura mecanizada e limpeza nas ruas, onde o trabalho foi concluído.
O secretário de Obras, Orlando Rodrigues, solicitou material (brita e areão) para colocar nas ruas que estão necessitando, como a rua Júlio Maurício e na avenida Colombo Machado Salles.
Ficou acordado que frentes de trabalho atuarão para encerrar os trabalhos na avenida Calistrato Muller Salles, (bairro Progresso) e Getúlio Vargas e Prefeito Guimarães Cabral, no Magalhães.
Sendo que a Avenida João Pessoa até fim de julho, com execução de rede coletora e assentamento de base e asfalto. Na avenida prefeito Guimarães Cabral até fim de julho, com o asfalto até fim de agosto.
No fim da tarde desta sexta-feira, o prefeito entregou ofício para a Casan do cronograma de recuperação acertado na reunião.