[Planejamento] Município inicia recadastramento imobiliário e social
O banco de dados imobiliário, econômico e social do município começou a ser atualizado. Uma equipe formada por técnicos e fiscais dos departamentos de Habitação, Fiscalização de Obras e Defesa Civil, vinculados à Secretaria de Planejamento Urbano, estão visitando as residências, dando início a um novo cadastro multifacetado da cidade.
De acordo com o fiscal de obras, Rodolfo Godinho, o último cadastro imobiliário foi realizado em 1995. “Vamos desenvolver um cadastro com multifinalidades, que reúne informações de diversas áreas, entre elas, a social e econômica. Estamos fazendo visitas de casa em casa, fazendo medições para verificar como está a situação de cada imóvel na cidade e também como estão as famílias que vivem nesses locais, por isso a equipe de pesquisa inclui assistente social”, explica.
O objetivo é formar um plano georeferenciado, onde todos os imóveis do município possuam um cadastro com banco de dados autalizado.
Neste levantamento, a equipe da defesa civil realizará um mapeamento de áreas de risco para elaborar um plano de contigência. Serão analisadas as áreas com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. “Recebemos um aparelho para realizar esse diagnóstico. Precisamos criar esse plano para buscar recursos para prevenção”, explica o coordenador de defesa civil, Jackson Barbosa.