[Educação] Encontro com professores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa

Dando continuidade às capacitações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), a Secretaria Municipal de Educação promoveu o curso de Formação Continuada para professores que integram o programa em Laguna. Aproximadamente, 40 professores alfabetizadores participam da capacitação, envolvendo na sala de aula 400 alunos.

O objetivo do curso é formar multiplicadores de conhecimento na rede municipal de ensino. Estes orientadores têm a responsabilidade de trabalhar com conhecimentos específicos, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino nas séries iniciais e contribuir com o processo de alfabetização e letramento dessas crianças.

A Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Pacto que é realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2013, o foco das capacitações foram Linguagem e Língua Portuguesa, já este ano é a Matemática.

Para identificar a evolução dos alunos, professores respondem questionários e orientações da equipe pedagógica da Secretaria de Educação.

Alfabetização em Matemática

A matemática passa a ser compreendida como uma matéria, mas também como uma linguagem. “A partir desta perspectiva é importante ensinar a criança a raciocinar a matemática, não apenas decorar números e operações, mas compreender a relação que existe entre eles, dos conceitos, das quantidades e da matemática em situações significativas para vida. Além disso, ela está diretamente ligada a outras áreas, é necessário ensinar a desenvolver o raciocínio lógico, assim a criança aprende a pensar e facilita o aprendizado de forma geral”, explicou a coordenadora-geral do PNAIC da UFSC, Nilcéia Lemos Pelandré.