[Recursos] Prefeito e secretários estão na capital federal
O prefeito Everaldo dos Santos, secretário de Educação Luis Fernando Schiefler Lopes e o secretário de Saúde Felipe Remor estão em Brasília. Na pauta, a conta de energia da iluminação da ponte Anita Garibaldi, a U.T.I do hospital Senhor Bom Jesus dos Passos e o restaurante-escola.
Com o ministro do Transporte, Antônio Carlos Rodriguês, o prefeito irá questionar a responsabilidade do município em pagar a conta da iluminação da ponte Anita Garibaldi, que já começou a receber os primeiros postes de iluminação. “Laguna é uma cidade pequena, vive da pesca e do turismo. Não pode arcar com a despesa. Veículos do Brasil inteiro vão trafegar pela ponte, quem deve pagar é o Governo Federal. Nós vamos defender Laguna, a conta será muita alta. A taxa de iluminação, a Cosip, que os moradores pagam será para iluminar as ruas transversais da duplicação é o resto da cidade, para deixar com mais segurança”, declarou o prefeito, ele não descarta a possibilidade de também ir até a Celesc e Dnit para discutir o assunto.
Na área educacional, o pleito será o funcionamento do restaurante-escola, localizado nas margens da avenida João Marronzinho, está equipado para colocar em prática cursos de gastronomia, auxiliar de cozinha, entre outros. “Nosso objetivo é disponibilizar o prédio para o IFSC, estaremos no Ministério da Educação, com o secretário Schiefler com este propósito”, disso Santos.
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem instalações em cidades vizinhas e oferece cursos profissionalizantes. Técnicos do IFSC de Florianópolis já estiveram no espaço.
Outra pauta reivindicatória de todo o município é a finalização da U.T.I do hospital de Laguna, a obra já iniciou mais falta recursos para a compra de equipamentos. “Vamos conversar com os deputados da bancada catarinense em busca de emendas parlamentares em benefício ao hospital”, comentou. Segundo o prefeito, a Unidade de Terapia Intensiva “é uma das principais bandeiras do seu mandato”.
O hospital de Laguna é um dos principais da região. Somente em 2014, atendeu 44.597 mil consultas no setor de emergência e 3.137 mil internações.
O Ministro do Turismo deverá receber a visita da comitiva catarinense que apresentará o projeto do Parque da Pedra do Frade, com 330 mil metros quadrados, ao norte do município, entre a Praia do Gi do Praia do Sol. O projeto já foi apresentado na Caixa Econômica.
As melhorias nos Molhes da Barra, através de um projeto desenvolvido pela Udesc, em parceria com a Secretaria de Planejamento, também fará parte da reunião para almejar recursos. A intenção é oferecer uma melhor infraestrutura turística num dos principais pontos turísticos de Laguna.