[Planejamento] Trânsito será modificado na rua Aderson Pinho Remor

A empresa Confer, responsável pelas obras de saneamento básico em Laguna, iniciará nesta quarta-feira (29) a construção de mais uma estação elevatória que compõe a rede coletora de esgoto. Desta vez será na avenida Aderson Pinho Remor, que dá acesso aos Molhes. O trânsito no local será interrompido durante o período da obra. O desvio será realizado pelas ruas laterais.

Estações elevatórias

A geografia do município aponta várias microbacias. Em oito delas serão executadas estações elevatórias. O projeto prevê a execução com equipamentos para o bombeamento do esgoto, até o local de tratamento no bairro Vila Vitória. Esses equipamentos são instalados em área pública e são subterrâneos.

Onde serão instaladas:

Bairro Portinho – rua Vilamar

Bairro Portinho – rua Onofre Stupp

Bairro Esperança – rua Mauro Camilo

Próximo ao Shopping Tordesilhas – rua Anita Garibaldi

Bairro Vila Vitória – Rua Santa Catarina

Bairro Magalhães – Rua Monsenhor Gilbert

Bairro Mar Grosso – Av. São Joaquim

Avenida Colombo Machado Salles – próximo ao Mercado Público.

Saneamento básico

Todo o esgoto coletado na cidade, através das redes coletoras, 62.856 metros e mais de 6.637 mil ligações domiciliares serão tratados nessas unidades, totalizando um investimento previsto de R$ 36.515.797,34. Recursos do Governo Federal e Casan, dentro do Pac.

Duas empresas atuam na implantação desse projeto de saneamento básico. Uma está realizando as aberturas da rede nos bairros beneficiados, enquanto outra trabalha para deixar pronta a Estação de Tratamento.

Pac do Saneamento Básico

Os bairros Portinho, Progresso, Esperança, Magalhães, Vila Vitória e parte do Mar Grosso estão sendo beneficiados.

Estações de tratamento

Dois tanques estão sendo erguidos na Vila Vitória. São estações de tratamento de esgotos compactas e pré-fabricadas. O primeiro tanque terá a capacidade de tratar 30 litros por segundo de esgoto. O segundo, para 60 litros por segundo.

Estas estações de tratamento de esgoto são através de um processo biológico, capaz de remover sólidos em suspensão, matéria orgânica, nutrientes e organismos patogênicos. Todo o esgoto coletado na cidade, através das redes coletoras, 62.856 metros e mais de 6.637 mil ligações domiciliares serão tratados nessas unidades, totalizando um investimento previsto de R$ 36.515.797,34. Recursos do Governo Federal e Casan, dentro do Pac, O empreendimento chegou nesta semana a 70% de conclusão. O término está previsto para março de 2015.