[Captação de Recursos] Município busca junto ao governo do estado unidade para castração de animais

O governo municipal, encaminhou ao governador do estado, Raimundo Colombo, uma solicitação de recursos vindos do Fundo Municipal de Saúde. O objetivo é a aquisição de uma Unidade Móvel de Castração em Massa, que visa conter a natalidade de cães e gatos. Hoje Laguna conta com quase 9 mil animais de rua. O valor solicitado ao governo do estado foi de R$ 150 mil.

A medida será pioneira em Santa Catarina e deve servir como modelo ao tipo de serviço no estado. O foco do projeto é atuar principalmente nos bairros mais carentes do município. O número de animais nas ruas hoje gera diversos problemas de ordem social. Um outro ponto, relacionado à procriação dos cães é gatos, é que alguns donos deixam seus animais soltos, o que agrava a questão.

O prefeito Everaldo dos Santos destaca a importância do projeto para o município. “Esse projeto é uma resposta a um problema sério hoje. A castração desses animais vai proporcionar uma melhora nas questões sociais. Um número grande de animais de rua pode ocasionar acidentes de trânsito, proliferação de doenças e outras situações graves”, explica.

Hoje, alguns animais acabam mortos em acidentes e por falta de informações, incentivos e subsídios para a esterilização. A vantagem da unidade móvel é justamente viabilizar o serviço, sem que os donos precisem levar os animais até um local específico.