Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Laguna vem por meio desta nota oficial comunicar que está cumprindo rigorosamente seu compromisso financeiro com o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.
Informações equivocadas estão sendo publicadas sobre a responsabilidade do Governo Municipal quanto aos compromissos com o referido Hospital, após a morte do cidadão, identificado como José Marcos Falcione.
O cidadão citado acima faleceu de cirrose hepática, conforme nota oficial do Hospital, após dois dias internado no local.
Primeiramente, o falecido foi atendido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social do Município e incluído no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e indivíduos, e embora não tenha aceitado os serviços, foram feitas insistentes intervenções dos profissionais da Assistência Social.
Em segundo lugar, como esclarecimento, o pagamento dos honorários do médico plantonista, responsável pelos atendimentos da emergência do Hospital, no valor de R$75 mil reais é feito mensalmente, através de recursos do Fundo Municipal de Saúde e está rigorosamente em dia.
Este recurso é destinado para atender usuários do Sistema Único de Saúde. Porém, segundo informações, o médico plantonista tem realizado primeiramente os atendimentos de usuários de planos de saúde e particulares.
O segundo médico plantonista do Hospital, pelo qual o município não é responsável pelo pagamento dos honorários, foi retirado este ano por contenção de despesas do próprio Hospital.
Viemos a público esclarecer que o município não está sendo omisso nesta situação de atendimento social, muito menos com seu amparo financeiro à instituição, que vem sendo cumprindo com responsabilidade pela administração municipal.