Biblioteca Municipal apresenta projeto para biblioteca infantil e solicita apoio para renovação do espaço
O prefeito Mauro Candemil acompanhado das secretárias de Educação, Karmensita Cardoso e a de Administração, Luciana Pereira, estiveram nesta quinta-feira (10) na Biblioteca Pública Municipal com objetivo de conhecer as necessidades de melhorias do espaço.
Entre as reivindicações solicitadas pela equipe que trabalha ali estão a renovação do acervo bibliográfico, assinatura de jornais do estado, informatização, novo mobiliário e capacitação dos profissionais. “Atualmente a biblioteca está com o acervo defasado, mobiliário precário e a última reforma do prédio foi feita de forma incompleta”, salienta a bibliotecária responsável pelo espaço, Kátia Borges.
A secretária de Administração Luciana Pereira salientou a necessidade do gestor da biblioteca fazer um planejamento orçamentário em conjunto com a Secretaria de Educação para organização do repasses financeiros. Ficou acordado que a Biblioteca passará a ter uma verba mensal para atendimento de algumas necessidades. “Tudo deverá ser comprovado para que possamos realizar os pagamentos”, explica Luciana.
Além destes pedidos, também está sendo solicitada a reforma do prédio anexo para criação de um espaço próprio para crianças e adolescentes, a Biblioteca Infantil. O projeto realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan está pronto e aprovado. Só depende de recursos financeiros para execução.
A reforma e restauro do prédio anexo estão orçados em R$500 mil reais e deverão ser executados com recursos municipais. O prefeito municipal aprovou a execução da obra, após verificação da dotação orçamentária pela Secretaria de Administração. Se confirmada, deverá ser aprovada na Câmara Municipal e posteriormente lançado o edital de licitação.
Projeto temático Biblioteca Infantil (área externa)
Outro projeto para complementar essa obra do prédio anexo deverá transformar a biblioteca municipal em referência na região. Realizado pela arquiteta Claudione Medeiros da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, o projeto da área externa da biblioteca infantil compreende:
-
Parque temático
-
Parque de recreação
-
Área de convivência para idosos
-
Espaço cultural e multiuso
-
Área para artesanato
-
Sucateca (espaço para coleta de recicláveis, óleo, plásticos e papel)
-
Pomar (com árvores frutíferas, bancos, mesas de piquenique e lixeiras)
-
Horta comunitária
Com este projeto, a Biblioteca Municipal está inscrita para receber recursos do Fundo para Infância e Adolescência – FIA, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Esta obra da área externa, se aprovada pelo CMDCA, será executada com recursos do FIA. Em contrapartida, a equipe da biblioteca solicitou a obra do prédio anexo ao governo municipal para complementar o complexo.
Atualmente o maior grupo de freqüentadores do espaço são crianças, idosos e universitários.
Projetos desenvolvidos pela biblioteca:
Segundo a bibliotecária Kátia Borges há alguns anos a equipe vem desenvolvendo um trabalho contínuo e com parcerias para reerguer a credibilidade do local e atrair mais leitores. “Hoje nossos projetos são respeitados e estamos sendo reconhecidos pela comunidade. Por isso agora precisamos fortalecer a biblioteca com um espaço físico de qualidade e um acervo atualizado”, salienta.
Programa Leia e Passe Adiante
São doações da comunidade que excedem nossa necessidade. Esses livros são restaurados e após registro técnico e alguns ajustes, retornam ao público a título de doação. Os leitores, por sua vez, são incentivados a passarem adiante ou devolverem a algum ponto do Programa.
Com o objetivo de facilitar o acesso à leitura, contatamos alguns representantes da comunidade e instalamos o Programa Leia e Passe Adiante
Projeto Dose Única
Com o objetivo de humanizar o tratamento, a Biblioteca, em parceria com o Hospital de Laguna, iniciou esse projeto em 2010. São disponibilizados gratuitamente livros para leitura através do Programa Leia e Passe Adiante, como também proporcionam-se momentos de descontração, com participação de voluntários, através de leituras agradáveis (poesias, breves contos, piadas, crônicas), distribuição de jogos criados a partir de material descartável, confeccionados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa e acompanhados por profissionais da Biblioteca.
Projeto Remição da Pena Pela Leitura
Desde 2010, a Biblioteca recebe adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa e adultos na alternativa. Essa é uma parceria entre a Biblioteca e o CREAS – Centro de Referência Especializada em Assistência Social e o Fórum.
No desenvolvimento das ações, procuramos, além de inserir os adolescentes e adultos nas atividades da Biblioteca, também os envolvermos nos projetos educativos de humanização pela leitura: seleção de textos, construção de jogos educativos, que são distribuídos à comunidade.