Dia do patrimônio cultural será lembrado com abraço no Museu Histórico

Próxima sexta-feira, dia 17, em todo o Brasil é comemorado o Dia do Patrimônio Cultural. Em Laguna, a data será lembrada com um abraço no Museu Histórico Anita Garibaldi, na Praça da República Juliana, no centro histórico, a partir das 12h.

 

A atividade faz parte da programação da Semana do Patrimônio, realização do Iphan de Laguna, Udesc e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

O evento, promovido pelo Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Laguna.

 

Nesta quarta-feira, dia 15, tem palestra e oficina sobre cenografia;

 

Dia 16, ocorre a oficina “Conhecendo o seu patrimônio”, no auditório do Iphan em Laguna

 

Dia 17, ao meio-dia ocorre o abraço ao museu

 

15h – visita técnica sobre critérios de intervenção no antigo Hotel Rio Branco e Grande Hotel, ambos no centro histórico.

 

 

O que é patrimônio ?

 

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo.

 

Museu Histórico Anita Garibaldi

 

O museu foi fundado em 31 de julho de 1949, no centenário da morte de Anita Garibaldi. O prédio que hoje abriga o museu é um dos mais antigos do sul do Brasil e foi construído em 1735, então nomeado Paço do Conselho. Abrigou o edifício de Câmara e Cadeia, e abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo, o corpo da Guarda Municipal da cidade.

 

Em 1839, o italiano Giuseppe Garibaldi, um dos líderes da Guerra dos Farrapos e da Revolução Farroupilha, tomou a cidade. Foi neste prédio que foi proclamado a República Juliana, ou também conhecida como República Catarinense.

 

Ele guarda acervo histórico dos costumes da cidade de várias épocas e peças importantes da história do Brasil.