Dia “D” vacinação contra poliomielite e sarampo neste sábado
Sábado (18) seis postos de saúde do município estarão abertos para o dia “D”. Na data de mobilização nacional contra poliomielite e sarampo as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
A campanha, que segue até dia 31 de agosto, é destinada para crianças com idade entre 1 ano e menor de 5 anos.
De acordo com o o coordenador da vacinação no município, Fernando Di Frank, em Laguna o público alvo corresponde a aproximadamente 1800 crianças nessa faixa etária, porém só foram vacinadas até agora 512, correspondendo a 27% do público-alvo. “A partir da semana que vem teremos novas estratégias da campanha para alcançarmos a meta de vacinação”, afirmou.
Essas estratégias têm como objetivo manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola. A campanha está sendo realizada em parceria com o Rotary Club de Laguna.
As vacinas estarão disponibilizadas nos dias da semana nas seguintes unidades de saúde:
UBS Cabeçuda,
UBS Esperança,
UBS Magalhães,
UBS Mar Grosso
UBS Passagem da Barra
Unidade Sanitária Central
Mais postos de saúde poderão vacinar:
De acordo com o coordenador da vacinação no município, Fernando Di Frank, está sendo organizada a logística com o objetivo de disponibilizar o atendimento também nas unidades de saúde de Caputera e Ribeirão.
Saiba mais:
POLIOMIELITE (PARALISIA INFANTIL)
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito.
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.
O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e, desde 1990, não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis em milhares de crianças no mundo.
SARAMPO
O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir para complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões de não vacinados.
Imbituba
A campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto. A público-alvo da ação, são as crianças de um ano até 5 anos incompletos. Mas, em virtude dos casos de Sarampo envolvendo adultos nos Brasil, algumas Secretarias de Saúde de Santa Catarina estão orientando as pessoas a procurarem as unidades de vacinação.
“Com o aumento no número de casos de sarampo em vários estados brasileiros, estamos orientando os adultos, com idade até 49 anos, que não tem nenhuma comprovação de vacinação da Tríplice Viral (VTV), para que procurem as salas de vacinação do município”, informou a responsável pelo Setor de Imunização, Joana Melo.
Em Imbituba, as salas de vacinação ficam na Policlínica Central, e nas Unidades de Saúde dos bairros, Campo Aviação, Vila Nova Alvorada e Nova Brasília. É importante que os interessados levem a carteira de vacinação. “A vacinadora irá analisar cada caso e, se for necessário, os adultos e profissionais da área da saúde serão vacinados”, disse Joana.
Os adultos com até 29 anos, que não têm nenhuma comprovação da vacina, precisam receber duas doses da Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias. Já os adultos entre 30 e 49 anos, devem receber, somente, uma dose da imunização. “Todo o profissional da área da saúde, independentemente da idade, precisa ter comprovadas duas dose da VTV”, alertou a imunizadora.
Adultos devem se vacinar contra o sarampo?
O Brasil tem registrado aumento no número de casos de sarampo em adultos, porém a vacinação para adultos com até 49 anos é disponível gratuitamente durante todo ano nos postos de saúde. “A vacina contra o sarampo faz parte do calendário de vacinação do adulto até 49 anos. Todos os adultos até essa idade que nunca fizeram a vacina, tem direito de fazer, em qualquer período do ano. Eles não estão contemplados como campanha, diferente das crianças, que devem fazer a vacina na campanha, mesmo estando com as vacinas em dia”, explica Fernando Di Frank.