Pesca artesanal com auxílio dos botos é tema em roda de conversa em Semana do Patrimônio de São Chico

Com o intuito de proporcionar um intercâmbio cultural, três representantes de Laguna participaram no dia 15 de agosto, de uma roda de conversa, na cidade de São Francisco do Sul. Proporcionado pelo IPHAN e com o tema “A pesca artesanal com auxílio dos botos em Laguna” este encontro foi promovido em função do certificado de registro da pesca artesanal com auxílio dos botos como patrimônio imaterial de Santa Catarina, recém conquistado por Laguna.

 


Representando a Fundação Lagunense de Cultura, o arquiteto Wellington Linhares Martins e os pescadores Marcos Tomé da Silveira e Ronaldo Netto Amboni (fotógrafo) foram os convidados para participarem da discussão. Além da bióloga e professora Dra. Marta Cremer da Univille / Campus São Francisco do Sul que também contribuiu com seu conhecimento.

 


“Foi um momento muito agregador. Nos reunimos com um grupo de multiplicadores, tinha pessoas que trabalham com educação patrimonial, profissionais da área de preservação cultural, estudantes de arquitetura, estudantes de biologia marinha da Univille, dentre outros profissionais que utilizaram este espaço para trocar informações principalmente sobre preservação do meio ambiente e a preservação das toninhas, que, assim como o boto pescador em Laguna, são animais importantes para o município de São Francisco “, explica Wellington.

 


Na ocasião os representantes de Laguna apresentaram o documentário “Pesca artesanal com auxílio de botos em Laguna/SC”. “A ideia do IPHAN em proporcionar este encontro foi, dentre outras, principalmente, retomar os laços entre os municipío”, salienta o representante da FLC.

 


“Aproveitamos também a oportunidade e apresentamos um novo projeto que é o portal www.pescacombotos.art.br, que está em processo de alimentação, cujo objetivo é unir todos os materiais como dissertações, artigos e matérias sobre o Boto Pescador e servir como um direcionador de conteúdo”.

 


O fotógrafo Ronaldo Amboni também aproveitou o encontro e explicou um pouco sobre o abaixoassinado da Campanha Salve os Botos.
Esta roda de conversa faz parte da programação da Semana do Patrimônio de São Chico, que acontece de 13 a 18 de agosto. As ações são para lembrar do Dia Nacional do Patrimônio Cultural, 17 de agosto.

 


Dia Nacional do Patrimônio Histórico


Comemora-se o Dia Nacional do Patrimônio Histórico na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.

 

Nesta sexta-feira (17), haverá missa na igreja de Ponta das Pedras, a partir das 19 horas.