Entregue licença da Estação de Tratamento de Esgoto do Farol e Cigana

A Fundação Lagunense do Meio Ambiente – FLAMA, por meio do presidente Patrick de Souza entregou nesta segunda-feira (27) ao chefe da Agência da Casan de Laguna Giovani Pickler, a Licença Ambiental prévia para a implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário para atendimento das comunidades do Farol de Santa Marta e Cigana, composto por rede coletora, estações elevatórias de esgoto, Estação de Tratamento de Efluentes – ETE.

 


A região vem sofrendo com contaminação por esgoto in natura jogado diretamente nas praias, por ligações clandestinas na rede pluvial. A FLAMA, em parceria com a CASAN, Secretaria de Obras e Secretaria de Saúde, realizou no início do ano uma operação para verificar um ponto de escoamento na praia do Cardoso, com o intuito de inibir as ligações clandestinas e alertar sobre os problemas de saúde que tal prática pode causar aos moradores. Esse sistema irá resolver o problema, atingindo 100% das unidades consumidoras das comunidades do Farol e da Cigana.

 


Segundo Patrick de Souza, a peculiaridade do processo de licenciamento, foi a participação direta dos envolvidos no empreendimento, por meio de reuniões com a comunidade e da transparência perante as diferentes esferas da população através do Conselho municipal do Meio Ambiente – COMDEMA e Ministério Público Federal – MPF. “Todos as etapas do procedimento de licenciamento foram encaminhadas ao MPF e ao COMDEMA”, salienta.

 

O projeto contará com um moderno tratamento terciário, com remoção de nutrientes, desinfecção, e infiltração no solo. Esse método é utilizado nos países desenvolvidos, pois o efluente tratado, ao invés de ser lançado em águas superficiais, é infiltrado no solo recarregando o lençol freático.

 


Os técnicos da Fundação visitaram um projeto semelhante na Barra da Lagoa em Florianópolis, com o intuito de subsidiar a tomada de decisão durante o processo. “Na licença, foram consideradas as deficiências encontradas na efetivação do sistema já instalados, como por exemplo, a educação ambiental e o auxílio técnico prévio a população para que liguem suas residências corretamente, e a pós parceria da CASAN com a Vigilância Sanitária para a fiscalização efetiva”, salienta o presidente.

 


Cabe salientar ainda, que a CASAN deverá cumprir as condicionantes impostas pela Fundação Lagunense do Meio Ambiente para a obtenção da Licença Ambiental de Instalação e iniciar as obras com segurança para o Meio ambiente a para a População.