Professor da Udesc Laguna integra órgão de pesquisa da Austrália que tem atuação global
O professor Mauricio Gustavo Coelho Emerenciano, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, está atuando na Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation/CSIRO), um dos dez maiores orgãos de pesquisa do mundo.
Atualmente, o professor está coordenando um projeto no Vietnã, que pretende implementar novas técnicas para aumentar a produtividade no cultivo de camarões marinhos em ambientes controlados (estufas).
Outro foco dos pesquisadores é aumentar a biossegurança dos cultivos e diminuir o uso de água e terras. “O objetivo é ter maiores produções em menores espaços, sempre com respeito ao meio ambiente”, explica o docente.
O primeiro ciclo do projeto, concluído este mês, produziu mais de 25 toneladas de camarões marinhos. Mais de 15 técnicos participam da pesquisa, que utiliza equipamentos de última geração para gerenciar a alimentação e o monitoramento da qualidade da água.
“Em menos de dez anos, o Vietnã se tornou um gigante na produção mundial de camarões. Mas, devido à problemas ambientais, pressão por parte de órgãos certificadores e, principalmente, ao surgimento de diversas doenças, surgiu a necessidade de cultivos mais controlados e sustentáveis, focando mercados mais exigentes e obtendo melhores preços do produto”, complementa o pesquisador.
Vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e de Ciências Biológicas da Udesc Laguna, o professor está licenciado da universidade desde março para atuar no CSIRO.
Sobre o CSIRO
Órgão de pesquisa nacional da Austrália, equivalente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Brasil, o CSIRO já registrou mais de 1,8 mil patentes e tem como principal objetivo impulsionar o desempenho econômico e social da indústria, em benefício das comunidades.
Fonte: Comunicação Udesc