Bandas municipais Carlos Gomes e União dos artistas vão receber recursos
A assinatura do termo de fomento entre o município e as bandas municipais Carlos Gomes e União dos Artistas ocorreu nesta sexta-feira, dia 19. O repasse será no valor de R$ 3.100,00 mensais durante um ano, de forma igual as duas instituições, totalizando R$37.200,00 anual.
Juntas, as duas bandas têm 294 anos de tradição musical. Presença marcante nos eventos da cidade.
O recurso é uma forma de auxiliar na manutenção das bandas e incentivar a continuidade no ensino musical para jovens e adultos.
“ Esse é um momento histórico e memorável, do qual sinto muita alegria e orgulho. Após um longo trabalho jurídico e em conjunto, hoje podemos dá o start para manutenção das atividades musicais da nossa cidade,” afirmou o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Marcio José Rodrigues Filho.
“Pela primeira vez, as bandas irão receber ajuda mensalmente”, descreve o prefeito Mauro Candemil.
Clássico Guarani
A Sociedade Musical Carlos Gomes foi fundada em 1882.
Seu nome é inspirado no autor do clássico brasileiro O Guarani. À frente da Banda, na regência desde 2005, o maestro Deroci de Oliveira.
Formada por 45 componentes, tem repertório eclético.
Oferece aulas gratuitas de teoria e prática musical, a banda fornece os instrumentos e materiais dos aprendizes, bem como, músico voluntário.
União dos Artistas
A banda nasceu em 3 de maio de 1860, pelo maestro Luiz Augusto Werner, aos sete meses de existência estava se apresentando no aniversário do Imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, regida por Pedro Nolasco.
No ano de 1885 desfilava pelo centro histórico acompanhando os 21 voluntários lagunenses que iriam lutar na Guerra do Paraguai. Participou de quermesse para angariar fundos para o hospital e eventos para reconstruir o Clube Congresso.
Sua sede fica na rua Almirante Lamego, no centro histórico.
Colaboração: Leticia Rodrigues