Vistoria técnica no Museu Histórico Anita Garibaldi

Na manhã desta quarta (24) a Fundação Lagunense de Cultura recebeu a equipe da 1ª Promotoria de Justiça de Laguna. O objetivo da visita foi de realizar a vistoria técnica acerca da situação em que se encontra o Museu Histórico Anita Garibaldi, sua higidez, segurança e forma de gestão.

 


A iniciativa faz parte da Ação Nacional iniciada no mês de setembro e que se estende em todo o país nos meses de outubro e novembro. Ao todo, serão inspecionados 14 museus em diferentes regiões do estado até o dia 7 de novembro. Este procedimento foi desencadeado após o incêndio do Museu Nacional no Rio de Janeiro, ocorrido em setembro de 2018.

 


Durante a vistoria, a Fundação Lagunense de Cultura apresentou todos os encaminhamentos já realizados para adequação do Museu Histórico Anita Garibaldi perante à legislação vigente.

 


O Presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodrigues Filho avaliou de forma positiva a vistoria realizada. “Grande parte das inadequações que foram apontadas pelo Ministério Público e pela comissão de museólogos presentes vêm sendo encaminhadas pela equipe envolvida na gestão do Museu, tal como a atualização do projeto preventivo contra incêndios, já protocolizada no Corpo de Bombeiros, a implementação da comunicação do MHAG, atualmente sendo desenvolvida pela arquiteta Maria Helena Loch Padilha, além da atualização da proposta museográfica e inventário do acervo, em finalização pela equipe coordenada pela Supervisora de Patrimônio da FLC, a museóloga Mirella de Jesus Honorato”, explica.

 


A avaliação final da vistoria é de que é imprescindível a atuação do Ministério Público em conjunto com as instituições de museologia do Estado de Santa Catarina para a união dos esforços em prol da melhoria e qualificação dos Museus.

 


A 1ª Promotoria de Justiça de Laguna veio representada pela Dra. Luciana Pilati, pelo Coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renilton Roberto da Silva Mattos de Assis, Representante do Conselho Regional de Museologia, Marco Antônio Ballester. Ainda estavam presentes museólogos e Ana Paula Cittadin, representando o IPHAN.