Aprovado projeto de sistema telefônico subterrâneo
A Secretaria de Planejamento recebeu neste mês de novembro a aprovação do Projeto de sistema de rede telefônica correspondente a obra de Revitalização e Cabeamento Subterrâneo da Rua Raulino Horn e entorno, obra do PAC cidades históricas.
De acordo com a Secretária de Planejamento Silvânia Cappua o contrato foi firmado em 2014, porém não havia previsão para que o sistema telefônico ficasse subterrâneo.
“Desde de que assumimos a administração firmamos esse compromisso. Então desenvolvi, como engenheira civil, o projeto de rede telefônica e após o trâmite recebemos a aprovação da empresa de telefonia OI. Ainda teremos algumas caixas a serem substituídas e trechos a serem executados. O presente projeto contempla a infraestrutura de canalização subterrânea nas vias públicas (calçadas e ruas). Desde a caixa de acesso na calçada até o ponto de entrada do cabo/fio no cliente, a tubulação deve ser deixada guiada com fio guia. Esta adequação a ser feita pelo proprietário do imóvel é condição para o remanejamento da rede de cabos de telecom para o subterrâneo”, explica a secretária.
No próximo dia 27 de novembro está marcada vistoria da Celesc, na qual serão convocados o IPHAN, Consórcio e fiscalização. O próximo passo será reprogramar os serviços junto com a Caixa Econômica Federal para que a obra seja finalizada o mais breve possível.