Escola Jerônimo Coelho de 107 anos será um colégio militar
A segunda escola mais antiga de Santa Catarina, a Jerônimo Coelho será revitalizada e ampliada. A ordem de serviço foi assinada nesta quarta-feira, dia 14, no auditório da prefeitura de Laguna. A unidade escolar completa 107 anos no próximo mês.
O restauro e ampliação foi licitada, através da Agência de Desenvolvimento de Tubarão, por R$ 3.461.058.70. A vencedora foi a empresa Camilo e Ghisi. Prazo contratual de dois anos.
A obra será para ampliação de uma área de 978.63 metros quadrados, construção de uma quadra de esportes coberta de 299,90 metros quadrados e restauro de uma área de 1.566,06 metros quadrados.
As obras já começaram https://www.laguna.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/16507/codNoticia/530075
Nesta nova etapa da sua centenária história será um polo regional do Colégio Militar do Estado.
Frequentador dos bancos escolares da Jerônimo Coelho, Candemil falou com entusiasmo dos tempos estudantis.
O tenente coronel da Polícia Militar de Laguna, Jeffer Francisco, estudou em colégio militar e descreveu a qualidade de ensino e parabenizou os envolvidos. “Vamos ser testemunhas de um novo momento”, disse.
O secretário regional da ADR Tubarão, Samuel Gonçalves, discursou apontando o empenho de todos e “o simbolismo de uma revitalização de um prédio histórico, além de trazer mais segurança e empregos com a instalação do colégio”.
Santa Catarina conta com quatro colégios militares nos municípios de Blumenau, Florianópolis, Lages e Joinville. Ao todo são 755 estudantes, 103 entre gestores, professores e demais profissionais escolares.
Em 2017, iniciou o processo para a transferência de alunos do Jerônimo Coelho, remoção de funcionários e toda uma logística de material, arquivo de documentos e mobília. Os 210 estudantes do Jerônimo foram realocados na EEM Almirante Lamego, também no centro histórico.
Participaram da solenidade de assinatura, o vice-prefeito Júlio Willemann; secretário adjunto da Educação, Cristian Pavanate; capitão de corveta da Marinha, Aldo Carvalho; delegado regional da Polícia Civil de Laguna Rhafael Giordani; vereadores Adilson Paulino, Kleber Lopes e Osmar do Gás, assim como, os secretários municipais e presidentes das fundações municipais; Ana Paula Citadin, do Iphan de Laguna e o gerente regional da Casan de Laguna, Giovani Pickler.
Matrículas
A Secretaria de Educação deve se pronunciar sobre editais de matrículas.
O prefeito Mauro Candemil adiantou que salas estarão disponíveis em unidades escolares do centro histórico para o início das aulas, enquanto a obra não seja concluída.
Seis escolas
O prefeito Mauro Candemil enumerou as melhorias e transformações nas unidades de ensino de Laguna, nas funções de chefe do executivo e secretário regional da ADR de Laguna. “Ciclo de escolas novas e reformadas: unidade do Ribeirão Pequeno, Farol de Santa Marta, Saul Ulysséa, Ana Gondin, Ceal e agora, Jerônimo Coelho”, apontou. Benefícios para mais dois mil alunos.
Texto: jornalista Taís Sutero – SC 1796