Placas proibindo rede de emalhe são instaladas
As placas que indicam a proibição da pesca com rede de emalhe começaram a ser instaladas ontem (21) em pontos estratégicos próximo dos locais de abrangência dos Botos. Uma iniciativa da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, Guarda Municipal e Polícia Militar Ambiental.
Ao total serão 10 placas informativas, no tamanho 2x1m, fixadas nos nos seguintes pontos que a lei determina poligonal : Molhes, Ponta da Barra, Praia do Seis, Campos verdes, Madre, Cigana, Arial, Centro Histórico, Magalhães (balsa) e Arrebentão.
A Lei n° 1998/2018 sancionada em 18 de junho de 2018, dispõe sobre a proteção da população de TURSIOPS TRUNCATUS (boto pescador) residente no município de Laguna, através da proibição de tipos de artes de pescas consideradas nocivas à especie. Aos infratores serão aplicadas as sanções penais e administrativas conforme a lei n° 9.605 de 12 de fevereiro de 1998.
O que é rede de emalhe ?
O emalhe consiste em um apetrecho de pesca com a captura do peixe ocorre com a retenção dos peixes na malha da rede de emalhe, também denominada de rede de espera.
A rede é de forma retangular que se estendem ao mar nos pontos de passagem de cardumes.
Existem três tipos de rede de emalhar: de superfície, onde a rede não é fundeada e fica à deriva da embarcação, e de fundo ou de meiaágua, onde a rede fica fundeada e sinalizada por bóias durante a operação de pesca.