Secretaria de Pesca firma parceria com o Ibama

O Superintendente do Ibama, Jorge Luiz Acioli, esteve reunido na tarde de hoje (22), com o prefeito Mauro Candemil e a secretária de Pesca Patricia Paulino para fins de firmar parceria em um projeto de pesquisa, que está sendo realizado com embarcações de pesca.

O objeto de estudo seria implantar um equipamento de monitoramento em uma embarcação de pesca artesanal, para coletar dados que futuramente possibilitarão na criação de ferramentas para ajudar na defesa da categoria em relação a pesca industrial. O resultado esperado desse projeto piloto é a intensificação da fiscalização das embarcações, que estão agindo de forma irregular.

O pescador artesanal Rinaldo Florentino, que estava presente na reunião, ficou esperançoso com o projeto. “ Acho proveitoso esse estudo, estamos em processo de evolução e precisamos interagir com o Ibama, Polícia ambiental e orgão competentes. É importante para nós perceber que eles estão preocupados em defender e auxiliar nossa categoria.”

Novo local

Na oportunidade, Deise Diana Xavier que esteve recentemente no Ministério do Meio Ambiente em Brasília como assessora jurídica especial, questionou o superintendente sobre o terreno do Ibama de 48 hectares (nas proximidades do Corpo de Bombeiros) que será repassado para a Prefeitura de Laguna ainda este ano, para seção de uso por 20 anos com renovação. Para o local está sendo estudado o projeto da futura estação rodoviária e um complexo sócio educacional para abranger toda a população daquela região.