Fonte da Carioca é reaberta

Com o laudo nas mãos, o prefeito Mauro Candemil abriu oficialmente as torneiras da Fonte da Carioca na tarde desta sexta-feira.

 

A Casan entregou o resultado para o Governo Municipal. De acordo com o gerente regional da Casan, Giovani Pickler, “o PH está dentro da portaria que exige 6.0, coliformes fecais e totais deu zero. Totalmente apta para tomar”, afirmou ele que frisou a parceria da prefeitura da Casan para agilizar a liberação.

 

A abertura das torneiras ocorreu com a presença da presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Deise Diana Xavier; presidente da Câmara de Vereadores, Cleosmar Fernandes; Antônio Silva, da Defesa Civil; secretário de Obras, Renato de Oliveira, secretário de Turismo, Evandro Flora e o coordenador de Vigilância Sanitária Municipal, Alex da Silva de Bem. “Verificada a potabilidade da água decidiu pela abertura da Fonte por não haver risco à saúde da população. O gestor foi informado sobre a importância de uma empresa especializada para fazer o controle da qualidade da água para consumo humano conforme preconiza a portaria 2.914 do Ministério da Saúde”, descreveu Silva.

 

Água da vertente

 

Na quinta-feira, dia 22, técnicos da Casan estiveram na Fonte da Carioca recolhendo a água da vertente subterrânea das torneiras.

 

Uma equipe coordenada pela Defesa Civil esteve limpando a instalação hidraúlica que liga a vertente da água subterrânea até as torneiras da Fonte da Carioca. A Secretaria de Obras também esteve atuando no local.

 

Nos últimos dias, ocorreu a limpeza da parte interna da Carioca como a poda das árvores e retirada de folhas no chão.

 

O local é região com características da mata atlântica, vegetação que precisa ser preservada para proteger a vertente. Local em dias de calor tem temperatura amena.

 

Na parte interna da Fonte, depois de um portão de grades azuis, o que encontra-se as antigas casas de decantação da água e o local revitalizado onde um motor trás a água subterrânea para as torneiras passando por canos de inox. Bancos, antigo poste para pequenas luminárias, bromélias, ipês, pássaros como aracuam moldam a beleza do local histórico datado do século 18. O secretário de Turismo Evandro Flora afirmou que o espaço poderá ser visitado por turistas e moradores.