Laguna será sede do Fórum Estadual de Museus
Nesta semana, a Fundação Lagunense de Cultura esteve reunida com a comissão organizadora do 5º Fórum Estadual de Museus 2019, com realização nos dias 15, 16 e 17 de julho em Laguna. São integrantes da comissão: Renilton Mattos de Assis, Mirela Honoratto e Renata Citadin.
No encontro foram definidas estratégias e ações para o Fórum. O evento deve reunir até 250 pessoas da área de museologia de todo estado.
O encontro em julho terá como objetivo debater políticas públicas para as instituições museológicas.
Em outubro deste ano, o presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Márcio José Rodrigues Filho recebeu o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ozéas Mafra Filho e equipe para a cerimônia de assinatura do acordo para realização do 5º Fórum Estadual de Museus 2019, em Laguna.
“A última edição aconteceu em 2013 e depois de seis anos visa retomar a discussão focada no fortalecimento da educação e toda a temática relacionada aos museus”, explica o coordenador do Sistema Estadual de Museus, Renilton Roberto da Silva Matos de Assis.
A ideia é promover um evento que pretende fortalecer e ampliar a rede colaborativa entre os profissionais da área. O cronograma deverá ser alinhado nos próximos meses e será lançando no início de 2019.
Na oportunidade acontecerá a aprovação do Estatuto Estadual dos Museus, além da eleição do novo comitê gestor com nova nomenclatura. Com a finalidade de preservação do patrimônio cultural musealizado e passível de musealização, o decreto, que regulamenta a Lei 11.904/2009, denominada Estatuto de Museus, coloca para o setor uma série de ações e procedimentos que devem ser seguidos e confere ao Ibram ações de fiscalização.
A ação fiscalizadora terá um caráter pedagógico e orientador e conduzirá a adequação do setor às normas previstas no decreto, no sentido de garantir um padrão de gestão para que os museus possam cumprir a sua função social.
“Santa Catarina seria pioneira na aprovação deste estatuto”, explica a museóloga da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato.
O presidente da FCC, Ozéas Mafra Filho resaltou a importância destes eventos, como ponto de debate e discussões que visam fortalecer a cultura da cidade e do estado. “Mesmo sendo um evento de nível estadual a repercussão é nacional. E estamos mesmo precisando debater sobre a importância dos museus para nossa história”, frisa.
Para o presidente da FLC “O evento permitirá a discussão técnica acerca do Museu como equipamento de interpretação da história e de formação da cidadania, além de atrair pessoas da área da museologia de todo o Estado para Laguna. Com articulação e profissionalismo, encontramos o respaldo da Fundação Catarinense de Cultura, que viu condições de que o evento ocorresse na cidade e atendeu ao nosso pedido. Estamos muito contentes e certos de que será muito bom para a cidade”, destacou Márcio.