Resgate de histórias através de pratos típicos com frutos do mar

Saborosos pratos de frutos do mar e muita troca de conhecimento foi realizado nesta terça-feira, dia 27, no salão paroquial da Passagem da Barra. O encontro de resgate e  experiências da culinária afetiva foi promovido pela Epagri em parceria com a Secretaria de Pesca e Agricultura e reuniu voluntárias da região da Ilha, que prepararam receitas à base de amor e lembranças.

 

Com toda a modernidade e as mudanças na alimentação, a comida caseira acaba ficando um pouco de lado. A partir desta idéia, a Epagri resolveu realizar o encontro para valorizar o preparo de receitas com frutos do mar, resgatando todas as histórias que estavam por trás dos pratos, que muitas vezes, foram receitas passadas de geração para geração.

 

“Não trabalhamos só com produção, trabalhamos com as pessoas que vivem da terra e da pesca. Resgatando histórias e hábitos que vem desde os colonizadores e auxiliam as gerações atuais. Fomos costurando parcerias com o intuito de contribuir com as pessoas do rural e do pesqueiro, mostrando que o saber fazer é importante”, ressalta Elizabeth, funcionária da Epagri e uma das idealizadoras do projeto.

 

Além de toda troca de experiências, as mulheres receberam uma lembrança por participar do evento e também puderam usufruir dos produtos orgânicos, que foram colhidos da horta da Secretária de Pesca e Agricultura, localizada na Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa, no bairro Portinho.

 

Os pratos

 

Risoto de Marisco: Produzido por Dona Vanda, pescadora aposentada e moradora da Passagem, 67 anos, relembra que aprendeu a fazer com a sua mãe e que, por muitas vezes, foi o que lhe matava a fome na infância. Aprimorou a receita com o passar dos anos, e hoje não abre mão de colocar seu ingrediente favorito: o repolho.

 

 

Cação ensopado: Aos seus 77 anos, Dona Marta aprendeu a receita ainda jovem com a sua vó, e hoje tornou-se sua especialidade para receber as visitas.

 

 

Corvina ensopada: A Rosana aprendeu a receita assim que chegou de Belém e foi conhecer a sogra na Ponta da Barra há 16 anos. Hoje ao cozinhar a corvina relembra dos cuidados que aprendeu com a sogra, e produz o prato em homenagem a acolhida.

 

 

Cação desfiado: A receita foi repetida mas com todo um sabor especial. A Marciana, esposa de pescador e moradora da Cigana, aprendeu com a mãe a receita, porém faz tudo de um jeito diferente, inclusive as verduras que ela faz questão de picar.

 

 

Camarão ensopado: O tradicional prato de camarão ensopado foi produzido pelo seu Assis, pescador artesanal e morador da Cigana, que contou que o segredo da sua receita é fritar o camarão antes de misturar os tempos. Segredo este que ele aprendeu com seus pais.

 

 

Filé ao molho de camarão com pirão: Prato tipico do restaurante da Fernanda no Farol, foi produzido com muito carinho enquanto ela contava que aprendeu ainda na infância assistindo sua mãe fazer. Considera até hoje um dos seus pratos favoritos.

 

 

Siri Ensopado: Essa receita tem todo um toque de amor. Dona Maria gosta de preparar porque é a comida preferida do seu esposo, pescador e morador de Campos Verdes há 44 anos.

 

 

Filé de peixe ao molho de camarão: Diferente da outra receita, a Dona Valdeli aprendeu a fazer o seu prato com o tio pescador, o qual apelidaram juntos o prato de “ peixe capota” e que faz sucesso entre os filhos.

 

Moqueca de Corvina: Receita que a Dona Lindomar prepara com muito amor sempre que os filhos que moram longe vem lhe visitar.