Encontro define estratégias para reativar o Galpão de Triagem no município

O Prefeito Mauro Candemil acompanhado de representantes da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), de Turismo e Obras participaram nesta quinta-feira (29) de uma reunião a pedido do vereador Preto Crippa, para debater a reativação do galpão de triagem de lixo reciclável na Vila Vitória.

Foi definido que a partir de 2019 será realizado um planejamento, através de reuniões semanais com uma equipe multidisciplinar, para elencar as principais estratégias para implantação da coleta de lixo seletiva na cidade, reativação do Galpão de Triagem, organização da Cooperativa de Catadores de Lixo e captação de recursos para execução.

As ações são complementares e fundamentais para que a coleta seletiva, sua separação e destinação final aconteçam de forma efetiva. Além disso, deverá ser definida a melhor forma da inserção social dos catadores de lixo do município.

O Governo Municipal, através da Seplan, acabou de cadastrar em outubro destes ano um projeto para conclusão do galpão de triagem e aquisição de equipamentos para seu funcionamento, através do edital do Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CFDD), do Ministério da Justiça. A verba deste Fundo vem de recursos recolhidos através de multas ambientais em todo país.

O projeto tem como objetivo concluir as obras do galpão de triagem e aquisição de equipamentos necessários à realização do trabalho de coleta, triagem, armazenamento e transporte ao destino final dos resíduos sólidos recolhidos no município. Desta forma amenizar os impactos ambientais causados pela destinação inadequada destes materiais, bem como promover qualificação de profissionais, junto à comunidade local, que atuam nas diversas atividades que compõe o setor da coleta seletiva e do reaproveitamento de materiais, promovendo a inclusão social destas pessoas.

Laguna atualmente produz uma média de 1.100 toneladas de lixo por mês, sem contabilizar os resíduos produzidos na alta temporada de verão.

O Projeto

O projeto inclui a finalização da obra de engenharia do galpão de triagem, caminhão basculante, equipamentos diversos necessários para funcionamento do espaço, como: empilhadeiras, prensas, carros plataforma, balanças eletrônicas, mesa de triagem, entre outros.