Retrospectiva Fundação Irmã Vera

A Fundação Irmã Vera neste ano publicou 107 matérias entre a sua página no Facebook e site da Prefeitura Municipal, e resolveu fazer uma retrospectiva com as mais importantes ações realizadas em 2018.

A primeira foi o início do Programa Mulheres em Campo do SENAR/SC em Laguna. No decorrer do ano, foram realizados 15 cursos nas mais diversas áreas para os Grupos Organizados de Mulheres e Terceira Idade, envolvendo cerca de 200 pessoas das comunidades, sendo estes: o Programa Empreendedor Rural (PER) com 17 encontros; 2 Programas Mulheres em Campo com 5 encontros cada; 6 cursos de Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; 2 de Processamento da Carne de Frango; 1 de Beneficiamento e Conservação de Pescado; 1 de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; 1 de Plantas Medicinais e 1 de Fruticultura, todos com 2 dias de duração. Além disso, foram organizadas 4 feiras para comercialização de produtos artesanais.

Em fevereiro, foi promovido o “I Café com as Presidentes”, que reuniu as representantes dos 50 Grupos Organizados de Mulheres e Terceira Idade, no qual teve como intuito definir a programação de atividades e entrega do cadastro anual.

Pelo segundo ano consecutivo, a instituição recebeu do SESC a doação de materiais escolares que beneficiou estudantes de baixa renda do município.

No dia 08 de março, a Prefeitura de Laguna, através da Fundação Irmã Vera e de algumas parcerias, em uma ação conjunta, comemorou de maneira inédita o Dia Internacional da Mulher, com uma série de atividades e serviços gratuitos, além de uma caminhada que movimentou dezenas de mulheres que percorreram as ruas do centro histórico.

Em abril, a Fundação Irmã Vera mobilizou um grande público para o curso gratuito de dança de salão ofertado pelo Grupo Raízes de Soledade/RS, contabilizando mais de 100 pessoas na aula inaugural.

A primeira-dama do Estado e presidente da Fundação Nova Vida, Nicole Torret Moreira, esteve no município e contemplou os Grupos Organizados de Mulheres e Terceira Idade com kits de artesanatos e edredons.

Um grande momento no mês de maio foi o show com um dos maiores ídolos da Jovem Guarda, Wanderley Cardoso, em comemoração do Dia das Mães, promovido com apoio de patrocinadores e comércio local. O evento reuniu aproximadamente 1.100 pessoas. Para a entrada, foi solicitado uma peça de roupa, marcando o lançamento da Campanha do Agasalho 2018. A atração gratuita foi exclusiva aos Grupos Organizados cadastrados na instituição.

Milhares de peças de roupas e calçados foram distribuídos durante o ano ao público carente, através das doações recebidas de Campanhas do Agasalho do SESC, Unisul TV, Rádio Nativa de Tubarão e comunidade em geral. É importante ressaltar que a instituição faz doação diariamente, através do bazar social montado na sede. Também realizou a doação de 3 enxovais de bebê a gestantes carentes através da parceria com o Grupo de Mulheres Pérolas da Caputera.

A Fundação Irmã Vera passa a ser responsável pela limpeza e manutenção das praças do centro histórico e monta sua equipe de bolsistas do programa Frente de Trabalho.

A empresa Beagle que está instalada em Laguna desde 2017, contemplou a Fundação Irmã Vera com 299 camisetas para os bolsistas do Programa Frente de Trabalho.

Também teve o cadastro de três novos Grupos de Mulheres, sendo dois na comunidade da Figueira, o Fazendo Artes e o Mães Amigas, e um no Magalhães, o Grupo Fênix.

Em julho, o presidente Valmor Pacher foi um dos convidados do programa Conversa de Botequim da Unisul TV, onde falou sobre os trabalhos realizados pela instituição. Além disso, concedeu 4 entrevistas nas rádios Laguna On-Line (87,9) e Difusora de Laguna e Cidade de Tubarão.

O 7 de Setembro foi marcado pelo resgate da participação dos Grupos Organizados no desfile cívico. Comissão de frente, faixas, cartazes, uniformes e demais adereços, contribuíram para tornar o evento um verdadeiro show de criatividade que encantou quem estava assistindo. Aproximadamente 150 representantes participaram.

Foram realizadas 2 edições do bingo gratuito com representantes dos Grupos Organizados, em parceria com a loja Benoit de Laguna, onde teve o sorteio de diversos prêmios.

A Fundação Irmã Vera teve participação especial em alguns eventos como no 2º Festival Cultural do Farol de Santa Marta, no Desfile para a escolha da Miss Mãe 2018, na 37ª Semana Cultural, na II Mostra de Talentos da Maturidade, 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Laguna e no Desfile de Natal.

A equipe da Fundação Irmã Vera visitou este ano 20 Grupos de Mulheres e Terceira Idade das comunidades de Barranceira, Caputera, Centro, Estreito, Figueira, Madre, Magalhães, Morro Grande, Nova Fazenda, Passagem da Barra, Ponta da Barra, Ponta do Daniel e Vila Vitória.

Este mês, a instituição atingiu a marca de 1.000 curtidas em sua página no Facebook.

Para encerrar o ano, realizou a tradicional festa de Natal para os bolsistas do Programa Frente de Trabalho e familiares. Dezenas de pessoas compareceram no evento, onde foram oferecidos serviços gratuitos de beleza e de recreação infantil, distribuídos presentes, guloseimas, lanche, presença do Papai Noel e peça de teatro.

Todas essas ações só foram possíveis graças aos parceiros que estiveram conosco durante este ano todo. Agradecimento especial ao Prefeito Mauro Candemil, por todo apoio e atenção dispensada. E também a Prefeitura de Laguna, o Sindicato Rural de Imaruí, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), o Serviço Social do Comércio (SESC), o Instituto Mix de Laguna, a Unisul TV, a Fundação Nova Vida, os Grupos Organizados, os bolsistas do Programa Frente de Trabalho, o comércio local e demais colaboradores.