Cães recebem carinho e ajuda de voluntários e da Gerência do Bem Estar Animal
Histórias tristes, com ou sem final feliz fazem parte da rotina de voluntários e da Gerência do Bem Estar Animal, da Secretaria de Pesca e Agricultura.
A semana começou com a Nina. Uma vira-lata de 4 anos, foi adotada pela comunidade do bairro Mato Alto, virou um cão comunitário, passa uma casa ganha um carinho, na outra uma ração e medicamentos.
Nina está com câncer, os amigos humanos conseguiram tratamento de quimioterapia com voluntários. O problema era o transporte até a clínica. Nina não gostava muito de andar de carro. Com carinho e atenção ela entrou no veículo da Gerência de Bem Estar Animal. Agora, já vê o veículo e fica aposta.
A gerente Soraia Amália Wust, do Bem Estar Animal, presta auxílio. Além de Nina, o Vitório é mais novo cão cuidado. Ele foi retirado das ruas, com queimaduras de água quente pelo corpo, nas imediações do bairro Portinho. Uma clínica veterinária tratou dos ferimentos. O transporte e primeiros-socorros ficou com a Gerência de Bem Estar acionada por populares. “Maus-tratos é uma crueldade aos animais, é crime”. salientou Soraia.
O Vitório será encaminhado para adoção. “Ele é um cachorro idoso, bem zen, precisa apenas de carinho”, disse.
Outro trabalho são os monitoramentos das cuidadoras de cães. A Gerência do Bem Estar Aninal é chamada, muitas das vezes, pelo Ministério Público para emitir um relatório sobre o bem estar dos cães e gatos em lares de pessoas que abrigam animais. Os cuidadores também acionam a gerência para certificar que os animais estão bem cuidados.
“Somos voluntários e, agora temos uma gerência, queremos apenas o bem estar dos animais e o zelo deles”, descreveu Soraia.
A secretária de Pesca e Agricultura, Patrícia da Silva Paulino, explica que casos de maus-tratos e abandono de animais são recorrentes no município. Toda semana são denunciados maus-tratos na Secretaria, através da Gerência de Bem Estar Animal. “Infelizmente nem todos os animais são abençoados com uma família cuidadosa e um lar amoroso”, declara Patrícia.
A Gerência realizou feira de adoção e campanha para posse responsável com os cães, com dicas de cuidados com os pets.
De acordo com a secretária, “nem sempre a vontade de abrigar um animalzinho abandonado é suficiente. A adoção também gera responsabilidades, já que quem adota cuidará de um outro ser vivo. Além disso, irá precisar de atenção, alojamento, cuidado com a saúde, alimentação, higiene e amor”.
O abandono é proibido por lei, considerado uma irresponsabilidade perante a sociedade.
“O abandono nunca pode ser uma opção, além de ser crime, é desumano e injusto”, disse.
Posse responsável
Antes de ter um animal de estimação é preciso avaliar alguns pontos fundamentais:
1. Esteja certo da decisão pela adoção de animais;
2 – Observar o espaço e tempo disponível;
3 – Nas suas férias e períodos de ausência haverá pessoas para cuidar deste animal?;
4 – A decisão deverá ser conjunta, de toda a família;
5 – Um animal de estimação irá requer um financeiro.
Onde fica a Gerência do Bem Estar Animal ?
No Centro Administrativo Tordesilhas, no segundo andar, na Secretaria de Pesca e Agricultura. Horário: das 13 às 19h.
Doações
Rações, pessoas interessadas em adotar e lares temporários são sempre bem-vindos.