Secretaria de Saúde, Agentes de Endemia e Vigilância Sanitária intensificam fiscalização sobre o mosquito transmissor da Dengue
Por 3 anos consecutivos Laguna não registrou qualquer incidência do mosquito Aedes Aegypti.
Durante todo o ano a secretaria de Saúde, através dos Agentes de Endemias do município, realiza um trabalho de fiscalização intensiva para saber se há a presença do mosquito Aedes aegypti no município.
Na manhã desta sexta-feira (18), os trabalhos continuaram intensos. Os agentes estiveram fiscalizando dois terrenos próximo ao centro da cidade que se encontram abandonados e coletando material para análise no laboratório próprio do municipio.
Os proprietários dos imóveis foram localizados, notificados e solicitado a limpeza dos locais pela equipe da vigilância sanitária.
A equipe técnica acompanha semanalmente 120 armadilhas espalhadas pela cidade, e quinzenalmente fiscaliza em média 30 pontos estratégicos como cemitérios, borracharias, ferro velhos e floriculturas. Além disso,palestras de conscientização são realizadas durante todo o ano em escolas, comunidades e postos de saúde.
O período de calor e com chuvas constantes é a época que requer mais cuidados levando em consideração a rapidez com que o mosquito se desenvolve.
Segundo a secretaria Valéria Oliver é uma ação importante pois no nosso estado várias regiões apresentam a presença do mosquito e nossa equipe está em alerta constante para que o mosquito não apareça em Laguna. Contamos também com a colaboração da comunidade limpando seus terrenos, evitando acumulo de água parada, tomando todas as medidas necessárias para evitarmos alguma epidemia.
Os responsáveis pelo Programa salientam ainda mais os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, que é o vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Chikungunya
A febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Zika
É um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e outros tipos deste gênero. Após a infecção, o tempo de encubação do vírus no organismo da pessoa varia entre 4 e 5 dias. Os sintomas mais comuns incluem: febre, dores nas articulações, erupções cutâneas, conjuntivite e fotofobia.
Algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito são:
– manter piscinas limpas e tratadas,
– lavar a vasilha dos animais com água corrente e sabão,
– manter fechado o vaso sanitário,
– não acumular lixo no quintal,
– não colocar recipientes que acumulem água em casa e especialmente nos cemitérios.
– Guardar pneus em lugares cobertos.
– Desobstruir as calhas, visando o não entupimento das mesmas.
– Limpar os ralos de água pluvial.
– Tampar os recipientes utilizados para armazenamento de água; lavar os baldes duas vezes na semana e quando for trocar a água.
Todo o cidadão que identificar algum risco sanitário pode ligar para o telefone 36443012 e denunciar.