Operação Lacre Ambiental avança. Trabalhos concentrados na rua Rene Rollin

Ao abrir a cisterna do que deveria ser somente de esgoto, a Operação Lacre Ambiental encontrou tubulações clandestinas, na esquina da rua Rene Rollin, com a Paulo Querino, no Mar Grosso.

De acordo os fiscais, a tubulação clandestina será lacrada. Caminhões de hidro-jato auxiliam os trabalhos para desobstruir a drenagem.

O prefeito Mauro Candemil enfatiza é “um absurdo a quantidade cloacal no pluvial”.

A operação nesta segunda-feira, entrou no seu 27º de operação.

Ação conjunta da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária, Casan, fiscalização e Guarda Municipal.

Operação não tem prazo para encerrar.

Cronograma

26 de dezembro – A Casan se pronuncia afirmando que o emissário submarino, que joga o esgoto, da parte sul do Mar Grosso para o alto-mar está entupido. Caminhões fazem o trabalho de sucção do esgoto em determinadas ruas, como a Lauro Muller e Carazinho.

30 de dezembro – o prefeito Mauro Candemil, juntamente com o vice-prefeito, reuniu-se com seu secretariado, procuradoria do município, Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal e representantes da Casan, a fim de tratarem das providências necessárias em virtude dos transtornos causados pela obstrução do emissário submarino no bairro da Praia do Mar Grosso.

31 de dezembro – Casan emite uma nota oficial para esclarecer sobre o problema – Em paralelo à operação de alto-mar, a Companhia vem realizando inúmeras ações terrestres para transferir o efluente excedente, entre elas a sucção e transporte com ajuda de uma frota de caminhões hidrojato.

2 de janeiro – Casan intensifica a instalação de uma rede provisória com tubulação de 110 mm, desde a rua Carazinho – entorno da Praça do Vila – em toda extensão da rua Renê Rollin, até encontrar a rede coletora da bacia B (nos Molhes).

3 de janeiro – Inicia a operação Lacre Ambiental, no Mar Grosso, uma ação conjunta da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), Casan, Vigilância Sanitária, fiscalização, Guarda Municipal e Secretaria de Obras. Caminhões hidro-jatos e aberturas de bocas de lobos são fiscalizadas.

4 de janeiro – Flama multa um edífício da avenida Beira-Mar em R$ 700 mil por estar com a rede de esgoto ligada na drenagem da água da chuva, que acabava indo para a praia.

7 de janeiro – Operação Lacre Ambiental intensifica seu trabalho na esquina da rua Paulo Querino, com Rubens de Lima Ulysséa, nas imediações da praça do Vila.

10 de janeiro – Operação Lacre Ambiental inicia abertura de caixa de captação da drenagem pluvial na avenida Beira-Mar

11 de janeiro – Ministério Público e Agência Reguladora de Serviços Públicos (Aresc) realizam vistoria juntamente com a Operação Lacre Ambiental.

14 de janeiro – Flama multa Casan em 2,9 milhões devido a infrações ambientais.

17 de janeito – Foi constatado pela Operação Lacre Ambiental a ligação de águas servidas (não cloacal/esgoto doméstico) de um edifício na rede pluvial (da água da chuva). A multa da Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama) chegou a R$ 200 mil.

24 de janeiro – Teste de fumaça para localizar ligações irregulares de esgoto.