Quinta-feira tem pré-carnaval. Sexta-feira será no Mar Grosso

Vila Isabel e Democratas estarão no centro histórico abrindo mais um dia do pré-carnaval. As baterias serão ouvidas a partir das 22h, na rua Jerônimo Coelho, neste dia 7.

Realização da Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna, com apoio da Fundação Lagunense de Cultura e da Secretaria de Turismo. O Governo Municipal disponibilizou R$ 250 mil para o evento.

As cinco escolas de samba vão apresentar seus passistas, bateria, rainha, mestre-sala e porta-bandeira, a comissão de frente é opcional. Não existe competição, as apresentações são abertas ao público. Tradicão de 70 anos, um ensaio aberto para moradores e turistas.

Mar Grosso vai ter ensaio geral com todas as escolas na sexta-feira, dia 8

O evento está programado para iniciar às 21h, com participação das cinco escolas.

As ruas transversais no trecho sentido Atlântico Sul até Flipper Hotel, no Mar Grosso, estarão fechadas: Rua Criciúma, rua Plínio Nobre, rua Orleans e rua Urussanga.

No trecho entre o Hotel Atlântico Sul e Hotel Flipper, na avenida Senador Galotti, a Guarda Municipal vai estar orientando os motoristas para não estacionarem seus veículos, para melhor mobilidade do público e integrantes das escolas.

Os ônibus da linha Mar Grosso/Cabeçuda no período das apresentações das escolas de samba irão utilizar rua Engenheiro Gafree.

O intuito é será apresentar as escolas para moradores e turistas, divulgando o pré-carnaval e o samba tradição de Laguna, com mais de 70 anos.

Apresentações

Dia 24 – Domingo

Brinca quem Pode, Xavante, Mocidade Independente, Democratas e Vila Isabel

Escolas de samba:

Xavante – tema: Colonização de Santa Catarina.

Fundada em 22 de fevereiro de 1946. Primeira escola de samba oficial de Laguna. O nome originou das fantasias dos seus fundadores que pulavam o carnaval fantasiados de índios, maioria pertencia ao bloco de salão Bola Preta.

Brinca quem Pode – tema: Mistério do Mar.

Data de fundação de 17 de fevereiro de 1947. Há duas versões para o nome: a primeira é que foi inspirada num bloco existente em Florianópolis. A segunda refere-se à improvisação do carnaval, onde cada um brincava como podia.

Vila Isabel – tema: Helinho, o menino da Vila.

Fundada em 13 de maio de 1958. O nome surgiu pela simpatia que os integrantes tinham com a Vila Isabel do Rio de Janeiro.

Os Democratas – tema:Japão

janeiro de 1958 foi a data que nasceu o grupo. No início a primeira formação chamava-se Bloco Rancho.

Mocidade Independente – tema: Magia da lua

fundação em julho de 1980. O nome foi devido a grande parte dos fundadores torcia pela escola carioca Mocidade Independente de Padre Miguel.