Comunidade da Barranceira terá sarilho comunitário para pescadores
O Governo Municipal, representado pelo Prefeito Mauro Candemil e gestores da Secretaria de Pesca e Agricultura e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), se reuniram nesta quarta-feira (12) com os pescadores da comunidade da Barranceira.
A pauta foi sobre a construção do sarilho comunitário na localidade, que já está com projeto pronto e licença ambiental prévia aprovada pela Flama, além da autorização concedida pela Marinha.
Os pescadores estão solicitando a agilidade para liberação das licenças ambientais de instalação e operação, mas ainda não foi possível porque o município não tem a concessão da área pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
De acordo com a presidente da Flama, Deise Cardoso, esta semana acontecerá uma reunião na sede da SPU, em Florianópolis, para tratar do assunto e resolver essa pendência.
“O sarilho comunitário vai oferecer mais segurança e conforto aos pescadores, valorizando a comunidade”, ressaltou Deise Cardoso.
O que são sarilhos?
São ranchos cobertos para guardar as embarcações junto aos trapiches, na beira da lagoa.
Projeto do sarilho comunitário
O projeto prevê a construção de 13 sarilhos, compondo um grande sarilho comunitário.
O objetivo é regularizar a ocupação do espaço na beira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos num único ponto, e deixar a orla da prainha livre, pois atualmente os sarilhos ficam espalhados por toda extensão da prainha.
Os recursos e mão de obra para execução desta obra são da própria comunidade.