Flama e Secretaria de Obras realizam limpeza e desobstrução de rede de drenagem pluvial no Mar Grosso

Numa operação conjunta hoje (15) da Secretaria de Obras e Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) foi realizada a limpeza e desobstrução de uma das saídas da rede de drenagem pluvial da Praia do Mar Grosso, para possibilitar o escoamento da água da chuva. A tubulação estava totalmente obstruída pelas dunas (próximo ao posto salva-vidas 2).

 

Com parecer técnico e autorização ambiental emitidos pela Flama, o trabalho foi acompanhado e fiscalizado pela equipe técnica do órgão ambiental licenciador do município. “É legalmente permitido desobstruir a drenagem da rede pluvial em áreas de dunas por ser de utilidade pública”, explicou a engenheira ambiental da Flama, Inácia Machado.

 

Para executar o serviço foi feito o cercamento do trecho com estacas e a retirada manual da vegetação de restinga, antes da máquina bobcat retirar a areia. “Com o remanejamento da vegetação ela irá se restabelecer naturalmente nas dunas próximas”, ressaltou a engenheira ambiental.

 

Todas as valas obstruídas de drenagem da água da chuva que desembocam na praia deverão receber essa limpeza, mas cada caso será avaliado individualmente. “Tem locais que isso pode ser feito manualmente sem máquina. Neste caso de hoje a quantidade de areia era muito grande, por isso foi necessário a máquina Bobcat”, reforçou Inácia.

 

Baleia estava enterrada na duna

 

Durante o trabalho de retirada de areia, a equipe encontrou a carcaça de um animal enterrado embaixo da duna.

 

A equipe de resgate do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP) foi acionada para o resgate. Segundo os técnicos do projeto, era uma baleia enterrada há mais de quatro anos. Para retirada dos restos do animal (somente gordura) foi necessária uma máquina retroescavadeira.