Unidade de saúde da Esperança disponibiliza vacina da febre amarela

As salas de vacina de algumas unidades de Saúde do município estão com horários estendidos para vacinação contra a febre amarela. A partir de hoje (18) o posto de saúde da Esperança também está realizando a imunização. Já a unidade central, devido aos problemas estruturais da semana passada, teve a sala de vacina transferida para a sede do antigo CEO (em frente ao Colégio Jerônimo Coelho).

 

Atendendo a recomendação do Ministério da Saúde a cobertura da vacina foi ampliada, tornando-a disponível para toda população. Pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos podem se vacinar contra a febre amarela.

 

Ao todo já foram vacinadas 854 pessoas desde o dia 1º de fevereiro, quando começou a campanha.

 

A Secretaria de Saúde está disponibilizando as doses em cinco unidades básicas do município:

 

 

UBS Central (provisoriamente na sede do antigo CEO)

R. Tenente Bessa, Centro- .

Horário: 8h às 11h30 / 13h às 16h30

 

 

UBS Magalhães

R. Custódio Bessa, Magalhães.

Horário: 8h às 11h30 / 13h às 16h30 

 

 

UBS Mar Grosso

Tv. Lages, Mar grosso.

Horário: 8h às 11h30 / 13h às 16h30

 

 

UBS Ribeirão

Estrada Geral do Ribeirão

Horário: Consultar o cronograma

 

 

UBS Passagem da Barra

Horário: 9h às 15h- Terças e quintas-feiras

 

 

ESF Esperança

End.: Rua Victor Meirelles, s/n

Horário: 8h às 11h30 / 13h às 16h30

 

 

O que é a febre amarela?

 

A febre amarela é uma doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença.

 

Qualquer pessoa que não tenha sido vacinada e que resida em áreas onde há a transmissão da doença ou visite-as pode contrair a febre amarela. A doença não é contagiosa, sendo adquirida apenas pela picada do mosquito infectado com o vírus.

 

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo (de modo geral), náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos mais graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada na pele ou na parte branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência múltipla de órgãos.

 

Ao identificar alguns dos sintomas, a pessoa deve procurar um médico na unidade de saúde mais próxima e informar: sobre qualquer viagem para as áreas de risco realizada nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas; se observou mortandade de macacos, ou tomou conhecimento disso, próximo aos lugares onde esteve; e se já tomou a vacina contra a febre amarela, além da data.