Laguna faz balanço positivo da folia
Um dos principais pontos positivos do Carnaval 2019 em Laguna foi o tempo sem chuva. De acordo com a Polícia Militar estima-se que cerca de 400 mil pessoas tenham passado pela cidade durante os dias de carnaval para participar dos blocos privados e eventos públicos.
O prefeito Mauro Candemil destacou a organização, principalmente por parte da equipe de limpeza. Durante a madrugada, após as festas, um verdadeiro mutirão era montado para poder limpar as ruas e avenidas.
Outro destaque foi o circuito de trios na orla do Mar Grosso, fechado com segurança e revista na entrada. Mesmo com acesso gratuito, a medida, segundo a prefeitura, tornou a festa mais segura para os foliões.
A Secretaria de Saúde instalou uma estrutura na praça do Villa para atender os foliões. Nenhum caso grave registrado.
O presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Márcio José Rodrigues Filho, disse que o Carnaval do município toma proporções cada vez maiores. “Neste ano, não fugiu à regra. É o momento de a população extravasar, deixar algumas preocupações de lado e cair na folia. No ano que vem terá mais, e desejamos que seja ainda melhor do que neste ano, que foi bastante generoso”, disse Márcio.
Nos próximos dias, os departamentos municipais envolvidos na organização estarão reunidos para fazer a avaliação oficial, analisar os pontos positivos e negativos, além de traçar estratégias para melhorar ainda mais a estrutura para o próximo ano.
O Carnaval em 2020 será de 20 a 25 de fevereiro.
Avaliação da Polícia Militar
A Operação Alegria 2019, finalizada às 8h desta quarta-feira, dia 6, obteve resultado final positivo na área do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Estima-se que cerca de 400 mil pessoas tenham passado pela cidade durante os dias de carnaval para participar dos blocos e eventos públicos.
No bloco da Pracinha, a Polícia Militar utilizou uma grande estrutura que assegurou a segurança.
Na “Operação Alegria 2019” o 28º BPM, utilizou todo o efetivo da unidade, além de reforço oriundo de várias unidades operacionais da região sul, meio oeste, oeste e vale do Itajaí, entre elas do Águia – helicóptero do Batalhão de Aviação da PMSC. As equipes atuaram no trânsito e na Unidade Móvel de Comando, que também contou com apoio do policiamento Tático, Bope, Choque, Polícia Militar Ambiental e Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria). Nos bairros o policiamento aconteceu normalmente com patrulhamento das viaturas de área.
Uma das inovações no carnaval deste ano, foi o instrumento não tripulado, conhecido com drone.
Para o comandante do 28ºBPM, major Rogério Piovesano Bartolamei, “os resultados obtidos se devem ao empenho dos policiais militares, a utilização de tecnologia e as operações executadas em conjunto com a polícia civil nos dias em que antecederam o carnaval. Somados aos reforços estes contribuíram para o resultado final, o qual manteve o nível de ocorrências dentro do esperado”, avaliou o Oficial.