5ª Caminhada de conscientização do autismo

Na manhã desta terça-feira (2) Laguna participou do movimento Mundial de Conscientização do Autismo.

O dia 2 de abril foi consagrado pela Organização das Nações Unidades (ONU), em 18 de dezembro de 2017, tendo como principal objetivo informar a todos sobre o transtorno, combatendo o preconceito através da informação.

No Centro histórico, às 9:30, reuniram-se aproximadamente 300 pessoas, entre crianças, pais, alunos, professores, diretores de escola, pessoas que se sensibilizam com a causa para o desenvolvimento do 5ª Caminhada de Conscientização do Autismo, com o apoio da Polícia Militar e Secretaria Municipal de Educação de Laguna e promovido pela Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes.

Autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamentos repetitivos e dificuldade na interação social, que afeta o desenvolvimento da pessoa com TEA. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Estima-se que uma em cada 88 crianças apresenta traços de autismo, com prevalência cinco vezes maior em meninos.