Presidente da Fund.Lagunense do Meio ambiente discute demandas do município em Brasília
A Presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente, Deise Xavier, está em Brasília solicitando apoio junto aos Deputados Federais para as demandas do município. Entre elas, a questão das perícias do INSS de Laguna que foi discutida na manhã desta quarta-feira (17), em audiência no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e em reunião com a Coordenadora Geral de Perícias Médicas do INSS, Deise Simão Gomes.
“Na audiência nos informaram sobre a informatização do instituto e da acessibilidade digital aos contribuintes. Conversamos acerca de parcerias entre o Instituto e Prefeitura através de termo de cooperação técnica e salientamos à necessidade do retorno da perícia ao município. Na mesma audiência, as tratativas foram direcionadas à Previdência Social, Coordenação Geral de Perícias Médicas para prosseguimento.”
No Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, esteve acompanhada com o deputado Felipe Estevão e recebidos pelo Diretor-Presidente da CODESP, Eng. Casemiro Tercio Carvalho, que falou que a estadualização do Porto de Laguna acontecerá muito em breve.
“A notícia é maravilhosa! Estamos a um passo da SCPar assumir nosso porto, que deverá ser estadualizado muito em breve. Deputado Felipe Estevão e Deputado Daniel Freitas estão nessa luta, sendo também incansável nesta demanda o prefeito Mauro Candemil.” Explica a Presidente.
Outra audiência importante, agendada pela Deputada Federal Giovania de Sá, no Ministério do Meio Ambiente – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a Presidente da Fundação Lagunense do Meio Ambiente esteve acompanhada dos vereadores Osmar Vieira, Roberto Alves, e o advogado da SINDILOJAS Lucas Cadorin, que representam o seguimento econômico da cidade, com as lideranças políticas de Santa Catarina, Senador Esperidião Amin, Deputada Federal Angela Amin, Deputado Federal Daniel Freitas, Deputado Estadual Felipe Estevão, Assessor Governamental da Deputada Giovania de Sá, Chefe de Gabinete do Deputado Federal Celso Maldaner, e o Diretor do ICMBio Luiz Felipe de Luca de Souza com sua equipe técnica, tiveram por horas reunidos discutindo o Plano de Manejo da Apa da Baleia Franca, precisamente na cidade de Laguna.
A pauta da audiência é a revisão do Plano de Manejo tendo em vista que Laguna ficou inviabilizada economicamente, sendo que o Plano Diretor Municipal não foi respeitado. Ficou acordado que o ICMBio e órgãos envolvidos farão reunião técnica para a mencionada revisão tendo data prevista para o mês de maio.
“A audiência foi muito producente tendo o ICMBio assumido compromisso em efetuar adequações técnicas.”