Veículo está proibido de estacionar na entrada dos Molhes da Barra

Numa decisão em conjunto entre pescadores, surfistas, poder público e polícia militar e ambiental os motoristas que trafegarem pelos Molhes da Barra não poderão mais estacionar em determinados trechos. Com o início da temporada da tainha cresce o trânsito no local, também as reclamações de turistas, ciclistas e pedestres sobre a falta de mobilidade no espaço. A reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira.

Placas de proibido estacionar foram colocadas no trecho de 150 metros na entrada dos Molhes da Barra, no lado norte área frequentada pelo surfistas e ao sul pelos pescadores e os botos. Região que recebe inúmeros turistas.

Os pescadores, através do seu representante Evilasio Soares, concordaram com a decisão. “Não vai ter problema nenhum. Será melhor ainda”, descreveu.

O secretário de Turismo, Evandro Flora, salientou a importância do espaço livre para o visitante poder transitar e tirar fotos, filmar e apreciar a beleza do local sem correr o risco. “O trânsito ficava parado nos finais de semana”, frisou.

Para a Associação de Surfe os veículos deveriam ser proibidos de uma vez e concorda com a medida para o primeiro passo de futuras ações. “Utilizamos as pedras dos Molhes para entrar na água. O espaço com a passagem dos carros fica complicado”, descreveu.

O procurador Antônio dos Reis acredita que a decisão desta sexta-feira é uma medida equilibrada.

A Guarda Municipal irá realizar rondas de segunda a sexta. A Polícia Militar nos finais de semana. A Polícia Ambiental deixou o alerta em relação ao estacionamento sobre as dunas. De acordo o tenente Fernando Magoga Conde ” a multa pode chegar até R$ 5 mil por hectare ou fração, ao estacionar em restinga e dunas”.

A coordenadora da Guarda Municipal Saleide Duarte diz que estarão em alerta sobre os infratores. “Multa de R$ 130,16, quatro pontos da carteira para quem estacionar em local proibido” já alertou Saleide.

O Governo Municipal, além das ações de patrolamento e recolhimento do lixo, deverá aumentar o número de lixeiras, fiscalização sobre acampamentos ilegais, vendedores ambulantes irregulares e uma tenda para os pescadores. Estes costumam chegar na madrugada com suas tarrafas e garantir o local nos canal, popular Tesoura, onde os botos disputam a tainha.

A Secretaria da Pesca deverá fixar placas delimilitando o espaço para avistamento dos botos.