Laguna recebe etapa do circuito de surfe para atletas acima de 35 anos

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de maio, nos Molhes da Barra. O campeonato The Legends – Vida Marinha terá transmissão ao vivo pelo (www.surfpro.com.br).

 

A expectativa é receber os veteranos no esporte. A etapa marca pontos para o ranking brasileiro master profissional da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

 

Na lista de confirmados para competição já constam nomes como Fábio Gouveia, Jojó de Olivença, entre outros.

 

A agenda do evento também prevê uma homenagem para atletas com mais de 50 anos de idade que carregam em seus currículos os títulos de campeões dos circuitos brasileiros da Abrasp e Catarinense Pro, além de nomes do surfe lagunense, indicados pela Associação de Surf de Laguna (ASL).

 

Entre os nomes de homenageados campeões brasileiros estão Paulo Matos, Paulinho do Tombo (Campeão em 1987); Jojó de Olivença (Campeão em 1988 e 1992); Pedro Muller (Campeão em 1989); Tinguinha (Campeão em 1990 e 1993); e Ricardo Toledo (Campeão em 1991 e 1995).

 

 

Competição

 

As baterias terão a duração de 20 minutos.

 

 

O número final de participantes por categoria, em cada etapa, será definido pelo máximo de baterias possíveis no tempo de 16 horas de competição, em dois dias de evento.

 

O nativo Marcelo Masshi, 54 anos, popular Chelo, um dos veteranos locais, grande competidor nas décadas passadas, fez pódio na última etapa em 2018. “Laguna fica fora do cenário catarinense de surfe, mesmo tendo um enorme potencial em todas as suas praias. É super bem vindo este campeonato, super bem valorizado, para a praia muito mais ainda, pela qualidade dos atletas que vão vir, que realmente fizeram a história”.

 

Participantes são divididos em:

 

Master – acima 35 anos

Gran Master – acima de 40 anos

Kahuna – acima de 45 anos

Gran Kahuna – acima de 50 anos

 

As próximas etapas acontecerão em 27 e 28 de julho (Garopaba); 19 e 20 de outubro (São Francisco do Sul); 14 e 15 de dezembro (Florianópolis).

 

Boto pescador

 

Dia 25, é comemorado o Dia do Boto Pescador em Santa Catarina, paralelo ao campeonato, entidades e Governo Municipal irão promover ações para conscientização e preservação do cetáceo.

 

 

Vinte praias, maioria perfeita para o surfe

 

Laguna é uma das cidades mais procuradas de Santa Catarina. Sua história, suas ondas e suas belezas naturais são os atrativos para milhares de turistas que visitam o município todos os anos. Possui mais de 20 praias, sendo a maioria indicadas para o surfe, oferecendo uma grande variedade de ondas.

 

A cidade é famosa pelo seu contexto histórico. Terra de Anita Garibaldi, possui um Centro Histórico com 600 edificações tombadas pelo Patrimônio Nacional, que resgata a história do Brasil Colonial até a década de 50. O Farol de Santa Marta, erguido em 1891, ilumina uma das maiores e melhores ondas grandes do Brasil. Laguna completa 343 anos de fundação em 2019.

 

Na praia do Mar Grosso, num quebra-mar construído em 1903, conhecido como Molhes da Barra, as ondas são surfadas desde a década de 60.

 

No lado sul dos Molhes, ocorre a pesca cooperativa da tainha, um espetáculo natural e cultural único.

 

Os pescadores e botos preservam a pesca artesanal com tarrafas, principalmente, em dias de vento sul e no período de junho até agosto.

 

 

Patrocínio: Vida Marinha.

 

Apresentação: Corona.

 

Copatrocínio: Banana Wax; Kbral Auto Center; Prefeitura Municipal de Laguna; Secretaria Municipal de Turismo.

 

Apoio: Hotel e Restaurante Atlântico Sul; Hotel Renascença; Hotel Mar Grosso; Studio Zero Agência de Marketing; Restaurante Pardal’s; Restaurante El Chicano; Bombeiros de Laguna.

 

Ações Ambientais, Culturais e Sociais: Meu Copo Eco; Udesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense); Instituto Ambiental Boto Flipper; ONG Eco Local Brasil; Carbo Brasil; Polícia Ambiental de Laguna.

 

Produção: Swell Eventos; Match Sports.

 

Realização: ASL; ASTFSM.

 

Supervisão: FECASURF; ABRASP.