Capacitação sobre baleias e botos
Dúvidas, orientações e troca de informações foram apresentados pelos pesquisadores do projeto Cetáceo aos colaboradores da Secretaria de Turismo e da Fundação Lagunense de Cultura. O encontro ocorreu no sábado, no auditório do Hotel Atlântico Sul. Baleias franca e botos foram os temas da reunião. No ano passado, na região foram avistadas mais de 60 baleias. A partir do mês de julho, elas chegam no litoral sul para acasalamento, ter seus filhotes e amamentá-los. Costumam ficar até novembro.
A palestra intitulado “Capacitação e sensibilização da Rota da baleia franca”, foi ministrada pelos pesquisadores do Milene Novais, Felipe Neff e Patrícia Rivera.
A intenção foi oferecer conteúdo para atender melhor os turistas que frequentam o centro histórico de Laguna e costumam tirar dúvidas e obter informações na Secretaria de Turismo e no Museu Histórico Anita Garibaldi.
O grupo Projeto Cetáceo é especializado em cursos online, presencial, vivências, palestras, eco turismo (trilhas e observação de baleias e golfinhos) e ações ambientais na área da biologia marinha, com foco em educação ambiental.
A ação integra as atividades da Rota da Baleia Franca. Um projeto idealizado pelo Sebrae, em parceria com os municípios litorâneos de Santa Catarina. A iniciativa busca fortalecer a profissionalização de pequenos negócios voltados ao turismo na região e fomentar a economia durante a chamada baixa temporada, em Laguna, Imbituba e Garopaba.
Baleias
As baleias francas são cetáceos de grande tamanho, podendo atingir, mais de 17 metros de comprimento nas fêmeas e mais de 45 toneladas.
No fim do verão no hemisfério sul, as baleias francas deixam as áreas de alimentação nas latitudes mais frias e buscam as regiões costeiras, principalmente, no sul de Santa Catarina.
Saiba mais: