Idosos são vítimas de violência psicológica, financeira e física
O Ministério dos Direitos Humanos brasileiro registrou mais de 33 mil casos de agressões a pessoas acima de 60 anos só em 2017. Um número que preocupa, ainda mais considerando o envelhecimento da população. Em Laguna, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) contabilizou a média 21 de atendimentos. Existem muitos mais casos, mas as pessoas não denunciam, outros desconhecem os seus direitos. De acordo com o IBGE, Laguna tem aproximadamente 8.000 mil idosos.
Neste dia 15, é lembrado o combate a violência contra a pessoa idosa.
Casos de violência física, psicológica e financeira são comuns.
Idosos lesados
A decorrência de uma violência financeira, quando ocorre uma apropriação ilícita do patrimônio de uma pessoa idosa por familiares, profissionais e instituições, no caso de financeiras.
No Procon de Laguna não é raro encontrar num único dia, mais de quatro idosos reclamando de atendimento nas lojas, empréstimos que fizeram sem saber, loja que “empurraram” acréscimo de garantia estendida, até juros abusivos. De acordo com a coordenadora do Procon, Bruna Souza, as pessoas da terceira idade estão sendo lesados. “Muitos aproveitam da inocência deles e falta de experiência com tecnologia e leitura” explica.
O Procon de Laguna está abrindo também no período matutino, a partir das 9h, sem fechar ao meio-dia para melhor atender os idosos do interior do município.
Dados da Serasa Experiam revelam que o número de pessoas acima de 61 anos com dívidas atrasadas, era de 7,5 milhões em todo o país, representando 12,7% do total de inadimplentes.
Há idosos ficam sem dinheiro para comprar roupas e remédios porque sua renda está comprometida com empréstimos dos quais ele não usufruiu.
Idosos em Laguna:
De acordo com o IBGE, Laguna tem aproximadamente 8.000 mil idosos. Santa Catarina possui 656.913 (10,51%) e o Brasil 20.590.597 (10,79%), ou seja, o município possui uma população de idosos cerca de 4% maior que a média estadual e nacional.
A Fundação Irmã Vera tem cadastrados 17 grupos de terceira idade, totalizando 333 participantes.
No Cadastro Único dos Programas Sociais, tem-se cerca de 950 idosos cadastrados. Destes, cerca de 240 idosos vivem em famílias com salário per capta inferior a meio salário mínimo, ou seja, em situação de vulnerabilidade.
Não é só a agressão física que machuca
Saiba quais são os tipos de violência capazes de causar sofrimento aos mais velhos.
Psicológica
Gritos, insultos, ameaças e constrangimento levam à perda de dignidade, ansiedade e isolamento social da vítima.
Negligência
O parente ou cuidador não atende às necessidades básicas da pessoa, como alimentação, higiene e medicamentos.
Financeira
O abuso nesse contexto inclui o uso indevido do dinheiro e a apropriação ilegal dos bens da pessoa sob cuidados
Disque 100 para denunciar
Por esse número, a Secretaria de Direitos Humanos recebe queixas, encaminha e monitora situações de maus-tratos aos idosos.
Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso – DPCAMI
Rua Sagi Luiz Abraão, 199 – Bela Vista
Laguna – SC – CEP: 88.790-000
Telefone: (48) 3647-7781
e-mail: dpcamilaguna@pc.sc.gov.br