Fórum do Complexo Lagunar discute gestão da pesca do camarão

Representantes da Secretaria de Pesca, Polícia Ambiental, Epagri, Professores da Udesc e pescadores, reuniram-se nesta terça-feira (18), para descutir a gestão da pesca do camarão no Complexo Lagunar.

 

O objetivo é buscar melhorias para a pesca do camarão, através de reuniões locais que levantem os problemas enfrentados pelos pescadores e as principais soluções, assim como contribuir com a normatização do Plano Nacional de Gestão do Camarão.

 

O Fórum de Pesca do Complexo Lagunar foi criado em 2017 e vem desenvolvendo ações que contribuam para a qualidade ambiental e a melhorias na pesca do camarão. Cadastramento, identificação através de placas, balizamentos e aumento da fiscalização, são ações realizadas nos ultimos anos e estão sendo avaliadas quanto a sua eficiência.

 

Na próxima terça-feira, dia 25, pescadores e representantes estarão se reunindo para levantar propostas e escolher delegados que irão participar das reuniões estaduais e regionais em prol do Plano Nacional de Gestão do Camarão.

 

Até novembro ocorre a época de defeso do camarão em toda região do complexo lagunar, onde fica proibida a pesca do camarão, para que o período de procriação e crescimento do crustáceo não seja interrompido.