Defesa Civil de SC alerta para queda das temperaturas e geada

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre o declínio das temperaturas em grande parte do estado e possibilidade de geadas nas áreas mais altas durante o amanhecer de sexta-feira, 21.

Já para esta quarta-feira, 19, o alerta fica por conta das rajadas de vento de intensidade moderado a forte devido à passagem de uma frente fria no estado.

Durante o feriado de Corpus Christi, as temperaturas permanecerão baixas em Laguna, com máxima de 18 graus e mínima de sete. O dia será marcado pela presença de sol entre poucas nuvens.

Segundo a Marinha do Brasil, a passagem da frente fria ainda poderá provocar agitação marítima com ondas de direção Oeste a Sudoeste entre 3 a 6 metros de altura, passando de Sudoeste a Sul, entre 3 a 4 metros de altura, nas proximidades do litoral dos estados do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina entre os dias 19 e 21 pela manhã. (Leia a nota completa em anexo).

O inverno inicia nesta sexta-feira, 21, às 12h54.

Mais detalhes: Frente Fria avança nesta quarta-feira, 19

A quarta-feira (19) amanheceu com mudanças no tempo no estado, devido a aproximação de uma frente fria, que provocou aumento de nebulosidade e chuva fraca na região oeste. No decorrer do dia, o sistema frontal avança rápido para as demais áreas do estado, provocando chuva fraca a pontualmente moderada, mas de forma mal distribuída. Além disso, há condições para rajadas de vento moderadas, principalmente no Planalto e Litoral Sul.

O feriado desta quinta-feira (20) inicia com tempo firme na maior parte do estado, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco que inibe a formação de nuvens de chuva. O tempo aberto permite uma queda rápida das temperaturas durante a madrugada, sendo que nas áreas mais altas do Planalto Sul são previstas temperaturas negativas. No decorrer da tarde o tempo permanece firme e as temperaturas amenas.

Na sexta-feira (21), as condições de tempo não mudam, ainda com tempo firme na maior parte do estado, exceto nas áreas do Litoral e Planalto Norte, onde há formação de nebulosidade variável devido a circulação marítima, com possibilidade de chuva fraca e isolada.

A tendência é de tempo firme para o final de semana com predomínio de sol, intercalando com períodos de nebulosidade. As temperaturas voltam a subir gradualmente.

Recomendação da Defesa Civil de SC

Ventos fortes: proteja-se em local abrigado e distante das janelas, ao ar livre longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.