Especialistas começam projeto para monitorar jacarés no complexo lagunar
Pesquisadores da Unisul e Udesc, em parceria com a Polícia Ambiental, começaram esta semana um projeto de monitoramento dos jacarés de papo amarelo no complexo lagunar.
A primeira saída foi na segunda-feira e já foram visualizados alguns jacarés no Rio Tubarão e na Praia do Gi. “Estamos montando o projeto, ainda é bem inicial e queremos realizar por um período de dois anos para conhecer melhor a espécie, o tamanho dela e sua distribuição, para podermos tomar medidas mais precisas”, disse comandante da Polícia Ambiental, Fernando Magoga, após o aumento no registro de jacarés capturados em áreas urbanas de Laguna.
De acordo com o biólogo especialista em répteis, Rodrigo Mendonça, inicialmente será feita a contagem, captura, marcação e soltura destes animais. “Queremos ter ideia do tamanho da população, distribuição no complexo lagunar, deslocamentos, entender porque estão aparecendo na praia, na região dos molhes, e se tem relação com períodos de chuva ou temperatura, por exemplo”.
O objetivo é entender a dinâmica populacional e traçar estratégias de proteção da espécie, evitando assim evitar futuros acidentes com a população humana também.
“Por conta da grande quantidade de jacarés que capturamos nestes últimos meses em áreas urbanas, de forma preventiva, junto com as universidades, resolvemos centralizar esses estudos e estamos dando apoio na logística”, completou Magoga.